18 de jan. de 2013

Space Camp atrai estudantes de diversas regiões do país



(Mercado da Comunicação) Entre os dias 19 e 23 de janeiro, estudantes do ensino médio farão uma viagem ao universo da ciência e da tecnologia. O destino será a 2ª edição do Space Camp Brasil (Acampamento Espacial, em inglês). O evento acontecerá na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Ao todo, são esperados cerca de 60 alunos, e seus respectivos professores, que participaram na última Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O Space Camp será realizado pela Acrux Aerospace Technologies e contará com a parceria da OBA. Esse tipo de encontro é muito popular nos Estados Unidos. É baseado nos acampamentos de férias, mas com atividades voltadas às ciências espaciais. E esse não será diferente. Segundo o tecnólogo Oswaldo Loureda, idealizador do projeto, o evento trará conhecimentos de grande complexidade técnica e educacional, com a finalidade de treinar e incentivar os estudantes para área de pesquisa científica.

- Haverá diversas atividades ligadas à astronomia, foguetes, satélites, energias alternativas e robótica. E tudo com uma boa dose de trabalho em equipe e diversão. Desejamos dar oportunidade aos jovens para trabalharem com alta tecnologia em uma competição, além de terem a responsabilidade de lançar um foguete. Esperamos que seja uma experiência única e inesquecível – enfatiza Loureda.

O programa contará com palestras sobre tecnologia espacial, astronáutica, eletrônica e robótica, além de oficinas didáticas. Os alunos aprenderão a construir e a lançar foguetes com combustíveis sólidos e ainda participarão de uma competição de robôs. Eles irão construí-los em forma de carrinhos, simulando um veículo de exploração. “O trabalho promoverá conhecimentos sobre mecânica, eletrônica e informática”.

- A ideia é que os projetos andem num circuito off-road, muito parecido com as condições de solo marciano. A equipe terá que construir o robô rover o mais resistente, confiável, robusto e durável possível. A proposta é que os robôs enfrentem os mesmos percalços que o Curiosity da Nasa vem tendo no Planeta Vermelho - explica.

Por fim, os estudantes vão assistir ao lançamento de um Foguete de Sondagem de pequeno porte e ainda irão visitar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro.

Para o prof. João Canalle, coordenador da OBA, o Space Camp é uma excelente oportunidade para que alunos e professores aprendam juntos sobre as novas tecnologias de foguetes, satélites, automação e astronomia. “Eles vão aprender sobre as ciências aeroespaciais se divertindo. E isso tudo no período
de férias escolares”, diz.

Space Camp
Mais informações podem ser encontradas pelo email spacecamp2013@gmail.com ou pelo site www.aatsolutions.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente