18 de mar. de 2013

Agrupamento de Escolas Ginestal Machado tem Clube da Protecção Civil



(O Mirante - Portugal) Na sequência do mau tempo que afectou Santarém a 18 e 19 de Janeiro houve quem tivesse ligado para os Bombeiros Voluntários pedindo que fossem retirados do meio da rua caixotes do lixo que voaram com o vento forte. “Não podemos mobilizar agentes da protecção civil para colocar caixotes do lixo no lugar. Os cidadãos também têm tarefas a cumprir”, lembrou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santarém, Paulo Santos, na sessão de apresentação do “Clube da Protecção Civil e Ambiente” do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, na manhã de segunda-feira, 11 de Março.

A adjunta de operações distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Lurdes Fonseca, lembrou ainda que muitas vezes são feitos alertas que não são acatados pela população e comparou essa realidade com o que se passa dentro da casa de cada um dos alunos. “Quando a vossa mãe vos recomenda que levem chapéu de chuva muitas vezes não levam esse aviso a sério. Só quando está mesmo a chover aceitam levar o chapéu”, ilustrou.

A missão do Clube da Protecção Civil do agrupamento é sensibilizar toda a comunidade escolar, em particular os alunos, para o assunto promovendo atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência. A ideia é incutir no aluno, enquanto cidadão, a ideia de que deve ser o primeiro agente de protecção civil. Para já alunos e professores vão pensar o que querem do clube para que a iniciativa arranque em força no próximo ano lectivo, como explicou o professor Vítor Barreto que está a trabalhar no projecto em colaboração com a professora Alexandra Forte.

O Clube da Protecção Civil foi lançado pouco antes da inauguração de uma exposição, no átrio da escola, que assinala os dois anos do tsunami e acidente nuclear no Japão. As duas iniciativas foram dinamizadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Dr. Ginestal Machado, no âmbito do projecto GeoINovEscience, candidatado e aprovado no concurso”Ciência Viva” da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O projecto, que começou a ser preparado em Setembro de 2012, foi aprovado no final de Janeiro. Irá desenrolar-se durante os anos lectivos de 2012 a 2014 para alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo do Agrupamento Dr. Ginestal Machado. Isto apesar da associação de pais ser só da escola sede de agrupamento.

A protecção civil é apenas uma das componentes da candidatura que abrange os temas da saúde, educação física, astronomia, física, química e ambiente que permitiu por exemplo já a criação de uma horta pedagógica.

O presidente da associação de pais, Manuel Pinto, explica que obtiveram uma candidatura de sete mil euros, o que permitirá equipar uma sala de aptidão física com passadeira, bicicleta e máquina de musculação. Para a área de ciências vão adquirir equipamento para análise de solo e água. A 4 de Maio vai decorre uma acção de astronomia com material comprado pela associação.

Apesar do valor da candidatura não ter atingido os 18 mil euros, como a associação esperava, os pais vão tentar arranjar apoios para uma pista de tartan que custa 4500 euros. Para isso estão a organizar um encontro de antigos alunos marcado para 4 de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente