Competição internacional desafiou alunos a escrever na sua língua nativa
(Ciência Hoje - Portugal) Já foi divulgada a lista de vencedores para a competição Cientista da Cassini por um Dia 2012 e Portugal contará com Antonio Vitor Bengantou de Souza e Rita Mendes Silva na sua representação. Com a coordenação da Agência Espacial Europeia (ESA), foram realizadas competições nacionais em vários países europeus, incluindo Portugal, Polónia, Espanha e Grécia, com mais de mil candidatos. Uma competição equivalente foi organizada pela NASA em escolas dos EUA.
A missão Cassini-Huygens é um projecto internacional entre a NASA, a ESA e a Agência Espacial Italiana ASI para estudar o planeta gigante Saturno e os seus anéis e luas. A sonda Cassini entrou em órbita em torno de Saturno em 2004, após uma viagem de quase sete anos a partir da Terra.
Em Janeiro de 2005, a sonda Huygens pousou na superfície de Titã, a maior lua de Saturno. A Cassini continua a fornecer aos cientistas uma enorme quantidade de dados e uma pequena parcela do tempo operacional da nave foi dedicada a ajudar os jovens a conhecer este fascinante mundo.
Os alunos do ensino secundário foram convidados a estudar três possíveis alvos para a Cassini recolher imagens e para decidirem qual destes alvos é que produziria os melhores resultados científicos. Os três alvos à escolha foram: Pan, a lua pastor; o anel F e Saturno.
Os alunos foram então desafiados a escrever, na sua língua-mãe, um pequeno ensaio que justificasse a sua escolha. Os ensaios foram avaliados por painéis de peritos nacionais.
Os vencedores receberão um saco de guloseimas e todos os participantes terão um certificado de participação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente