22 de mar. de 2013

Inscrições para programa de Iniciação Científica em Astronomia se estendem até dia 28

Programa é destinado aos estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas

(Primeira Edição) Alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas têm até o dia 28 deste mês para se inscrever no Programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCiA) do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos três turnos, no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol.

De acordo com o coordenador do Observatório, Adriano Aubert, a única exigência para participar do programa é que o estudante deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio. Além disso, é necessário que tenha em mãos uma autorização de um professor que deverá ser co-orientador no projeto.

“Estamos na primeira etapa do programa, que consiste na apresentação das atividades nas escolas, para alunos e professores. Após as inscrições, no dia 30 de março, será o momento das instruções sobre os projetos que serão desenvolvidos, os módulos do programa e a socialização das iniciações científicas, ou seja, a abertura das aulas”, explicou Aubert.

Formação
A iniciação científica tem cinco módulos que deverão ser desenvolvidos até setembro. Os estudantes desempenharão atividades relacionadas às metodologias científicas, fundamentos de astronomia voltados para disciplinas exatas, ferramentas computacionais, desenvolvimento de pesquisas e, por fim, conclusão e socialização do que foi produzido, com seminário que deve acontecer no Cecite.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos terão como tema o Sol, a Lua, Estrelas Variáveis, Estrelas Duplas e Asteróides.

Durante a formação, os alunos farão um blog onde divulgarão cada etapa de desenvolvimento do trabalho e os professores orientadores poderão acompanhar passo a passo da pesquisa por meio da Internet.

“A experiência é enriquecedora, os estudantes aprenderão a escrever um artigo científico, fazer pesquisas, conhecer metodologias e ter acesso às normas acadêmicas. Essa é uma oportunidade de complementar o currículo por meio de uma formação diferenciada, com conteúdos escolares abordados de forma mais aprofundada”, destacou o coordenador.

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