6 de mar. de 2013
Previsão acurada
(Ciência Hoje) Astrônomos também descobriram, no final de semana passado, um novo asteroide bem próximo ao nosso planeta. Mas não se preocupe, ele já passou por nós e você nem percebeu. O 2013 EC tem proporções semelhantes ao asteroide que caiu na Rússia – entre 10 e 17 metros de comprimento – e passou ‘pertinho’ da Terra ontem (04/03), a cerca de 396 mil quilômetros, aproximadamente a distância entre a Lua e a Terra, que varia de 363 mil km a 406 mil km.
Comparativamente, o 2012 DA14, que era bem maior do que o novo asteroide, passou muito mais próximo do nosso planeta em fevereiro. Porém, a importância maior do 2013 EC foi a capacidade de os astrônomos preverem sua passagem com alguns dias de antecedência – o asteroide foi observado dois dias antes de sua passagem, o que daria tempo para algum tipo de medida paliativa, caso o impacto fosse possível.
Depois do meteoro da Rússia, muito se tem falado sobre a necessidade de aprimorar nosso monitoramento do espaço. Segundo o astrônomo Gianluca Mais, do Virtual Telescope Project, longe de ser uma má notícia, as descobertas recentes de tantos asteroides e outros corpos não simbolizam um aumento das ameaças ao nosso planeta. Pelo contrário, refletem justamente uma melhoria que já vem ocorrendo em nossa capacidade de identificar esses corpos, graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente