23 de abr. de 2013

Eventos astronômicos movimentam Vassouras



(ON) O evento "Astronomia na Praça", realizado na sexta-feira, dia 12 de abril, na Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras, cidade do sul fluminense, foi um sucesso. Mais de 230 pessoas, entre estudantes, professores e moradores interessados em observar o céu estiveram na praça. Mesmo com o tempo nublado no final da tarde, eles puderam ver o Sol e, à noite, viram estrelas, planetas e nebulosas através de telescópios montados na Praça.

"A noite, nós ficávamos procurando os espaços do céu onde não havia nuvens e aproveitávamos para mostrar a Lua, Júpiter, Sirius - a estrela mais brilhante do céu - a constelação de Orion e o aglomerado conhecido por 'Caixinha de Joias'. Havia uma brecha de paisagem e construções a oeste, o que permitiu ver os astros já quase no horizonte, se pondo. Mais tarde, próximo às 20horas, o céu limpou completamente. Saturno já estava alto a leste e foi o dono da festa. Ficamos até quase 22h quando as nuvens começaram a nublar o céu", relata a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

No sábado, dia 13, professores de ensino fundamental e médio participaram do "I Encontro Astronômico de Educadores em Vassouras", realizado no auditório do Centro de Cidadania de Vassouras. Vinte e sete docentes foram apresentados ao projeto "Olhai pro Céu", desenvolvido pelo Observatório Nacional e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins. O encontro foi destinado a professores representantes das 19 escolas que receberam os telescópios doados após a 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em agosto de 2012 em Vassouras e Barra do Piraí.

O encontro proporcionou aos participantes uma aula prática com telescópios, realizada na quadra da Universidade Severino Sombra (USS). O evento teve como parceiros a Prefeitura de Vassouras, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, a USS e o grupo de astrônomos Espaço Ciência Viva NGC-51.

"O encontro foi muito proveitoso e os professores se fizeram parceiros, de forma que já ficou agendado o segundo encontro para junho em Paracambi, o terceiro em Piraí para setembro e o quarto em Barra do Piraí para novembro. A ideia é que nos próximos encontros outras escolas sejam abraçadas por esse grupo docente que participou do primeiro encontro", explica Josina.

Os dois eventos são coordenados pelos pesquisadores Josina Nascimento (ON) e Eugênio Reis (MAST) e fazem parte do "Olhai pro Céu". O projeto tem por objetivo divulgar e difundir a astronomia, utilizando os telescópios que foram adquiridos com o apoio da FAPERJ para as provas de observação da 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), a primeira olimpíada científica de nível mundial realizada em solo brasileiro, e que após o evento foram doados às escolas da região.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente