30 de abr. de 2013

Novos telescópios permitem melhor observação dos astros (CE)

Em Fortaleza, grupos de discussão apaixonados pela astronomia dividem conhecimento sobre o tema




(Diário do Nordeste) Os apaixonados e curiosos por astronomia têm um novo motivo para comemorar. É que o Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, agora permite melhor observação astronômica, devido à aquisição de dois novos Telescópios Refletores Newtoniano.

Além de crateras lunares, planetas e fenômenos astronômicos, os equipamentos permitem observar as nebulosas, que são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma

Segundo explica o diretor do Planetário, Dermeval Carneiro, os novos equipamentos, além de crateras lunares, planetas e fenômenos astronômicos, permitem ao público observar as nebulosas, que são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma. Outra vantagem do novo telescópio é a melhoria na resolução dos objetos observados.

"Eles são quatro vezes mais potentes dos que os equipamentos que já tínhamos", afirma Carneiro. O diretor do Planetário acrescenta que a principal vantagem dos novos telescópios é o espelho primário de 355mm, capaz de captar 36% mais luz que um de 300mm e 96% mais luz que um de 250mm.

No Planetário, os telescópios estão disponíveis ao público dentro do Projeto Noite das Estrelas, promovido uma vez ao mês. Durante dois dias, o público pode contemplar a lua durante a fase do quarto crescente lunar, além de alguns planetas. A próxima data do projeto está marcada para os dias 18 e 19 de maio.

"Ver a lua de uma maneira mais ampliada e clara é encantador até para quem tem costume de frequentar o Planetário semanalmente, imagine para quem nunca viu a forma e as crateras tão nitidamente. Com certeza, é algo que vai atrair muitas pessoas", garante.

Para Carneiro, à medida que se aumenta o investimento no Planetário, mais pessoas comparecem e passam a saber mais sobre astronomia. O local oferece oficinas, cursos e palestras. Um dos destaques do Rubens de Azevedo é o Projeto Sala de Aula, que atende cerca de 15 mil alunos dos ensinos fundamental e médio por ano.

Em Fortaleza, alguns grupos de apaixonados pelo universo dividem informações e conhecimentos sobre o assunto. Um deles é o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf) que, desde 2007, faz observações espaciais e realiza encontros e eventos sobre astronomia no Estado.

Discussão
O diretor do Casf e professor de História, George Yure de Andrade Castro, conta que o grupo é formado por leigos, e o único pré-requisito para participar é ser curioso e gostar de discutir o tema. "O interesse das pessoas por astronomia é grande, mas o grupo fica mais seleto quanto aos que de fato estudam e conversam sobre o assunto", diz.

Castro destaca que, apesar do incentivo, faltam investimentos na área e projetos que incentivem o amor pela astronomia. "Os novos telescópios do Planetário do Dragão do Mar são, sem dúvida, ganhos positivos, porque vão propiciar uma visão e um entendimento astronômico mais claro", opina.

A estudante de Ciências Sociais Viviane Pessoa tem como um de seus hobbies favoritos observar e estudar o espaço. "Sempre que estou precisando relaxar, eu procuro ler revistas e ver documentários sobre o assunto. Vez ou outra, aproveito para ir ao Planetário, programa que nunca me cansa", explica. Para ela, quanto mais se investir em equipamentos e ambientes destinados ao estudo e observação do espaço, maior é o interesse em aprender sobre astronomia. "É um investimento que, sem dúvida, vale a pena e beneficia estudantes, turistas e, principalmente, curiosos".

Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos vindos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com contrapartida do governo do Estado do Ceará, por intermédio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Mais informações
Para saber sobre cursos, palestras e atividades do Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, basta acessar:

www.dragaodomar.org.br/planetario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente