16 de abr. de 2013

Um perfume que cheira a meteorito



(Voz da Rússia) Agora não é só na Estação Espacial Internacional que sabem qual é o cheiro do espaço, mas também na Rússia. Na cidade de Miass, nos Urais, onde são fabricados os mísseis balísticos intercontinentais, foi criado o primeiro aroma extraterrestre.

Os mestres locais desenvolveram um perfume com o cheiro do meteorito que caiu nessa região em 15 de fevereiro. Essa novidade foi-nos apresentada pela tecnóloga principal da Oficina de Soluções Incomuns Olga Malygina:

“Esse odor refletiu as nossas emoções relativamente ao que vimos e sentimos nesse dia. Primeiro, foi um clarão brilhante que foi representado por fortes tonalidades de menta.”

Os perfumistas de Miass não utilizaram apenas associações sensoriais, mas também moléculas aromáticas. Os criadores do perfume afirmam terem conseguido, com a ajuda de analisadores especiais, decompor o aroma do visitante espacial. Sergei Andreev, diretor-geral da Oficina de Soluções Incomuns, falou-nos do cheiro desse “alienígena”:

“Nós encontramos seis componentes aromáticos bastante estáveis. Três deles, nós não conseguimos classificar. Ou seja, o nariz humano não consegue determinar ao que cheiram. Mas conseguimos, como nós dizemos, “cheirar” os outros três. São os cheiros do ozone, do metal e da pedra.”

A composição específica de um novo aroma é um segredo tradicional de qualquer perfumista. A única coisa que os autores não escondem, é um ligeiro efeito terapêutico dos óleos essenciais.

A primeira remessa do perfume extraterrestre se destina aos automobilistas, como ambientador do ar para o habitáculo. De seguida, os empresários de Miass planejam o lançamento de um perfume masculino e de outro feminino.

As fantasias dos empresários dos Urais não se limitam à perfumaria: a Câmara do Comércio e Indústria do Sul dos Urais recebe todos os dias dezenas de pedidos de registo de marcas comerciais de música dos meteoritos, da marca de bolachas “Meteorito dos Urais” ou de uma coleção de facas de ferro do meteorito. Todas elas com a palavra “meteorito”.

Em resumo, o negócio da astronomia está se desenvolvendo.
----
E mais:
Perfume do Espaço (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente