23 de mai. de 2013

Astrônomos querem sua ajuda para encontrar galáxias densas



(Galileu)  Você pode ser um voluntário do projeto Space Warps, que analisa imagens do espaço em busca das chamadas “Warp Galaxys”, galáxias tão densas que fazem com que a luz se distorça ao redor dela e gere um efeito semelhante ao de uma lente.

O projeto, lançado nesta quarta, tem como objetivo entender melhor a matéria escura espalhada pelo universo, entre outros fenômenos do universo que ainda permanecem misteriosos. “Os space warps não só funcionam como lentes, aumentando as galáxias por trás deles, como também podemos usá-los para medir a massa deles e entender quanto dela é matéria escura e como está distribuída”, explica Phil Marshall, um físico da Universidade de Oxford que é um dos líderes do projeto.

Da sua poltrona, após um pequeno treinamento no site do projeto, você pode aprender a reconhecer essas galáxias que deformam o espaço ao redor delas e identificá-las dentre as fotos. De acordo com os astrônomos do projeto, o cérebro humano é muito mais eficaz no reconhecimento de padrões do que os computadores.

“Mesmo se cada pessoa analisar só por alguns minutos cerca de 40 imagens, isso será muito valioso pra nossa pesquisa – nós só precisamos de meia dúzia de pessoas apontando que uma imagem tem algo interessante para que nós decidamos investigá-la”, disse outro astrônomo do projeto.

Para participar do projeto, basta acessar www.spacewarps.org.
----
E mais:
Caçando distorções (Ciência Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente