3 de mai. de 2013

Cientista do projeto Curiosity quer congelar meteorito de Cheliabinsk

Astrobiólogo tcheco Gunther Kletechka apresenta projeto original para resgatar o corpo celeste



(Diário da Rússia) Mais de dois meses depois da queda do meteorito de Cheliabinsk, evento astronômico que assustou a população da região dos Urais, na Rússia, e assombrou o mundo inteiro, que assistiu pela TV e a internet à explosão e ao rastro de fogo e fumaça deixado por ele, ainda se discute a maneira de resgatar do fundo do lago Chebarkul o pedaço maior do corpo celeste.

Agora, um cientista tcheco propõe aos especialistas dos Urais uma tecnologia original para a operação. O geofísico, biólogo e astrobiólogo Gunther Kletechka, que trabalhou por 14 anos na NASA e participou do projeto do jipe-robô marciano Curiosity, da agência espacial americana, quer congelar o meteorito e o lodo que o prende ao leito do lago e puxá-los para cima, sem turvar as águas do Chebarkul.

O problema enfrentado pelos cientistas russos é que o lago é a única fonte de água da cidade vizinha, de mesmo nome, e uma operação aparentemente simples de amarração da rocha e guinchagem para cima poluiria o ambiente do Chebarkul. O fundo do lago no lugar da queda do corpo celeste está coberto de uma camada de lodo de cerca de três metros de espessura, na qual o meteorito está literalmente preso.

Se a ideia de Kletechka for aceita, o lodo e o meteorito congelados serão levados à superfície e, então, resgatados, sem sujar demasiadamente a água potável do Chebarkul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente