27 de mai. de 2013

Criação da Rede Brasileira de Astrobiologia



(SAB) A Astrobiologia é uma área multidisciplinar de pesquisa dedicada a estudar origem, evolução, distribuição e futuro da vida, na Terra e, eventualmente fora dela. Fortemente embasada no estudo da vida como a conhecemos em nosso planeta, e englobando diversas disciplinas, como Biologia, Astronomia, Física, Química, Geologia, etc, a Astrobiologia se apresenta, acima de tudo, como uma ferramenta para promover a integração desses conhecimentos para um melhor entendimento do fenômeno da vida no Universo, utilizando-se de todo o rigor do método científico moderno.

Essa semana foi inaugurada a Rede Brasileira de Astrobiologia (RBA), ligada ao Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia (NAP-Astrobio) da USP. O NAP- Astrobio é parceiro internacional de importantes instituições da área como o Nasa Astrobiology Institute e a European Astrobiology Networks Association e vem encabeçando esforços para formalizar a área no país.

A RBA, cujo site é www.astrobiologia.net.br, está aberta a pesquisadores e alunos de todos os níveis que de fato atuem em pesquisa, ensino ou divulgação da Astrobiologia ou temas correlatos, mediante análise de cadastro. Uma vez aprovados, os membros da Rede terão suas informações disponibilizadas em um banco de dados online público e pesquisável de maneira simples pelos interessados no tema.

A Rede tem como um de seus maiores objetivos promover maior integração entre pesquisadores das diferentes áreas da ciência e regiões do país, uma vez que a multidisciplinaridade é fundamental para a Astrobiologia, e ainda há uma grande necessidade de formar pesquisadores com essa visão, bem como fomentar o aumento da quantidade e qualidade de publicações científicas e material em português sobre o assunto.

Para maiores informações, visite o site www.astrobiologia.net.br ou escreva para rba@astrobiologia.net.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente