17 de mai. de 2013

Defesa de tese sobre Astronomia (SP)

Marcos Rogério Calil - Defesa de Doutorado - 20 de maio, às 9 horas

Local: Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (PUC-SP)
Rua Marquês de Paranaguá, 111. Consolação - São Paulo
Auditório Caio Prado
Veja no mapa como chegar: http://goo.gl/maps/YwrBK

Título: Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época


RESUMO

Nascido nas regiões próximas à Roma, entre 85 a 80 a.e.c. Vitrúvio redigiu a obra Dez Livros de Arquitetura. O período, possivelmente, data entre o final da República e o começo do principado de Augusto. Entre 29 a 27 a.e.c, após ter escrito o texto principal da obra, Vitrúvio vê a necessidade de prefaciar e dedicar seu tratado para Augusto César. Inserido nessa acentuada movimentação política, Vitrúvio publica, em 27 a.e.c. sua obra.

Para Vitrúvio, a ciência do arquiteto é ornada de muitas disciplinas e de vários saberes, sendo necessário ter conhecimento em arte literária, ciência do desenho, geometria, aritmética, fatos históricos, filosofia, música, medicina e astronomia, pois todas essas disciplinas tem, entre si, ligação e comunicação. De fato, Vitrúvio prova na sua obra que era munido de todos esses saberes.

Dos Dez Livros de Arquitetura, o livro 9 é dedicado para a Astronomia, objetivando a compreensão do sistema dos relógios solares. A complexa construção do seu analema, uma pré construção dos relógios solares, traz consigo diversos conceitos de Astronomia praticados na época. E foi com base nesses conceitos que determinamos o ano de 33 a.e.c. como sendo o ano de redação do nono livro. Além disso, através do debate histórico ocorrido entre os estudiosos vitruvianos, determinamos o ano em que Vitrúvio nasceu, faleceu, redigiu, prefaciou e dedicou sua obra.

Apresentamos, no primeiro capítulo, um resumo dos Dez Livros de Vitrúvio, as diferentes trajetórias das edições vitruvianas durante os séculos IX até apresente data e 16 edições que consideramos significativas para qualquer estudioso vitruviano. No segundo capítulo, analisamos o processo histórico sobre o debate entre os estudiosos, referente à data que Vitrúvio viveu e redigiu sua obra. No terceiro capítulo, analisamos o livro 9, objetivando localizar conteúdos de Astronomia descritos por Vitrúvio, os quais, mais a frente, nos auxiliaram a concluir a determinação do ano que ele redigiu esse livro. Por fim, no capítulo 4, a conclusão é realizada com base nos estudos dos teóricos apresentados no capítulo 2 e dos conceitos de Astronomia apresentados no capítulo 3, determinamos o ano que Vitrúvio nasceu, faleceu, redigiu, prefaciou e dedicou sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente