1 de mai. de 2013

O Dia Internacional da Astronomia

(Fundação Planetário) Recentemente estivemos envolvidos em uma polêmica involuntária sobre o Dia Internacional da Astronomia. Uma pesquisa rápida nos mecanismos de busca dirá ao leitor que isso ocorre em 8 de abril. Mas o internauta atento há de perceber que todos os sites que confirmam isso pecam pela mesma falta de informação. Não há registro da origem de tal celebração. Isso por si só já deveria acender uma luz amarela no fundo de nossa mente...

Tentando descobrir a origem de tal efeméride, eu optei por uma busca em inglês. Tentei muitas variações, International Day of Astronomy, Astronomy World Day, International Astronomy Day e tantas outras combinações. Para a minha surpresa, nenhum site em inglês registrava o dia 8 de abril como o Dia Internacional da Astronomia. Era como se este dia só fosse observado no Brasil! E se isso fosse verdade, qual o sentido em chamá-lo de “dia internacional”?

De fato há um Dia Internacional da Astronomia. Embora não seja oficializado nem pela União Internacional Astronômica (IAU) ou pelas Nações Unidas, ele é celebrado em vários países e merece, ao menos por enquanto, ostentar este nome.

Reforçando sua origem celeste, o Dia Internacional da Astronomia está ligado às fases da Lua. É, portanto, uma data móvel. Mas e sua origem terrestre? Ou, em outras palavras, quem inventou isso? E quando isso aconteceu?

As respostas curtas são: Doug Berger, que em 1973 era presidente da Sociedade Astronômica do Norte da Califórnia, e pensou que seria uma boa idéia espalhar telescópios pelas praças, para que a população tivesse acesso aos céus. Decidiu que a primavera (para eles, no Hemisfério Norte) era uma boa época para fazer isso e, informalmente, instituiu o sábado próximo do Quarto Crescente da Lua como data oficial do evento.

A notícia se espalhou, outras cidades adotaram a prática, assim como outros estados e, eventualmente, outros países. Da ideia singela de Berger surgiu o Dia Internacional da Astronomia. Este ano acontecerá agora, no sábado, 20 de abril. No ano que vem será em 10 de maio.

Em tempo: desde 2007 criou-se uma segunda data internacional, durante a primavera do Hemisfério Sul. Em 2013, será 12 de outubro; em 2014, em 4 de outubro.

Seja quando for, o importante é olharmos para o céu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente