7 de jun. de 2013

Estudante Brasileira na NASA

Após conquistar uma vaga na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, através do Programa Ciência sem Fronteira, estudante brasileira se habilita a estágio na NASA.



(Enfoque.com / Brazilian Space) A jovem curitibana Noemi Vergopolan Rocha, estudante de Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Paraná, e integrante do Programa Bom Aluno desde a sexta série do ensino fundamental, acaba de realizar uma nova proeza: um estágio de três meses e meio no Jet Propulsion Laboratory, da NASA, a agência do governo americano responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e projetos de exploração espacial. Noemi trabalha sob a supervisão do respeitado cientista Dr. Joshua Fisher, com o qual desenvolve uma pesquisa sobre o sensoriamento remoto e que utilizará novos produtos de evapotranspiração desenvolvidos pela agência espacial para estudar os efeitos do desmatamento na Amazônia, em relação as mudanças climáticas, o ciclo hidrológico e a própria intensificação do desflorestamento na região.

“Esta vaga na NASA eu consegui enviando e-mails contando a minha história, apresentando meu currículo para pesquisadores da minha área de interesse, que é Modelagem Ambiental. Através dessa troca de e-mails conheci o Dr. Joshua Fisher, com o qual estou desenvolvendo uma pesquisa com o tema "The Impact of Land Cover and Land Use Change on the Water Cycle: A Case Study in Amazonia", explica a estudante.

Noemi Vergopolan é uma dentre os mais de mil estudantes já apoiados pelo Programa Bom Aluno, no Brasil. Criado há 20 anos por dois empresários paranaenses, com o objetivo de ajudar jovens oriundos de famílias financeiramente menos favorecidas a alcançar o sonho de cursar uma universidade. A jovem participa do Bom aluno desde os 12 anos, quando ainda estava no ensino fundamental na escola municipal Cel. Durival de Britto e Silva e desde 9º ano (antiga 8ª série), no Colégio Dom Bosco, (Seu desempenho escolar sempre foi elogiável), segundo Maria Isabel Grassi Dittert, gerente do Instituto Bom Aluno do Brasil. Segundo Noemi, esse estágio na NASA “abriu a minha cabeça para o vasto leque de oportunidades que todos temos. Precisamos apenas correr atrás das ferramentas certas, nos esforçar para chegarmos aonde queremos e jamais subestimar a nossa capacidade como brasileiros. O mundo esta ai esperando para ser conquistado”, enfatiza a jovem, atualmente com 22 anos. Outras informações em: www.bomaluno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente