Palestra: O POUSO DO “CURIOSITY” EM MARTE
Palestrante: Dr. Ivair Gontijo
Data: 09/07/2013 (terça-feira)
Horário: 09:30 h (da manhã)
Local: Auditório do CTC (Teixeirão), UFSC
Resumo da Palestra
Por mais de 2 mil anos, a humanidade tem estudado o planeta Marte e grandes avanços foram feitos nas últimas décadas, com satélites terrestres em órbita Marciana e veículos robotizados na superfície. Agora, já sabemos que Marte teve oceanos no passado, mas por alguma razão a água sumiu! No dia 6 de Agosto de 2012, o projeto MSL (Mars Science Laboratory) fez um pouso dramático, colocando na superfície de Marte o veículo Curiosity de 900 kg, carregado de instrumentos para estudar o planeta.
As várias missões para Marte, idealizadas e construídas no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Los Angeles, e os detalhes da construção e lançamento do veículo Curiosity serão abordados nesta palestra. Além disso, a construção dos componentes mais críticos do radar que controlou os últimos 7 minutos da descida em Marte foi liderada pelo palestrante, que descreverá sua participação no projeto.
Biografia do Palestrante
O mineiro Ivair Gontijo completou a graduação em Física e mestrado em Óptica no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1985 e 1987, respectivamente. Em 1988, mudou-se para a Escócia, onde obteve o doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow, em 1992. Na sequência, trabalhou como pesquisador em lasers de semicondutores, detectores de luz e estudos de materiais tanto na Universidade de Glasgow quanto na Heriot-Watt University, em Edimburgo. Em 1998, Ivair mudou-se para Los Angeles, Califórnia, onde trabalhou na University of California, Los Angeles (UCLA) por dois anos e meio, desenvolvendo novos materiais e dispositivos baseados em cristais fotônicos. Uma mudança de área o levou a trabalhar entre 2000 e 2005 para empresas de comunicação por fibra óptica como gerente de projetos. Com a migração da indústria de fibra óptica para a Ásia, Ivair mudou novamente de área, indo projetar lentes asféricas para cirurgias de catarata em uma empresa de biotecnologia com fábricas na Califórnia, Suíça e Japão. Ivair já produziu 2 novas patentes para a empresa e existem mais de 1 milhão de pessoas no mundo usuárias das lentes por ele projetadas. Desde 2006, Ivair trabalha no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, em Pasadena, Califórnia. Em seu primeiro projeto, liderou a fabricação dos transmissores e receptores de micro-ondas para o radar que controlou a descida final em Marte do veículo Curiosity. Atualmente, Ivair trabalha em um estudo para enviar uma sonda para Europa (lua de Júpiter).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente