22 de out. de 2013

Cem anos do modelo atômico de Bohr é tema do Ciência às 19h (SP)


(Agência Ciência Web) A ciência sempre buscou entender o mundo macroscópico por meio dos conceitos microscópios. Há cem anos, os cientistas estudam o átomo de Bohr, um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons em órbita circular. O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) promove nesta terça-feira (22), às 19h, a palestra Cem Anos do Átomo de Bohr, como parte programa Ciência às 19 horas.

O evento será apresentado pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF) e Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

O átomo sempre foi um tema de pesquisa atual, em qualquer época da história. Seu entendimento passou por diversas fases, até a descoberta de seus constituintes e, finalmente, sua natureza quântica. Assim, Niels Bohr – o autor do modelo atômico de Bohr – teve um papel fundamental no lançamento das ideias seminais que geraram uma das mais revolucionárias teorias para explicar a natureza.

Nesta apresentação, será mostrada a evolução da ideia do átomo como elemento básico da constituição da matéria, bem como as consequências desses conceitos para a melhoria de vida. O foco da apresentação será a explicação de como o entendimento do átomo tornou a vida do homem melhor.

A palestra é gratuita a aberta a todos os interessados. O evento será realizado no Auditório Sérgio Mascarenhas (IFSC), campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400. Mais informações pelo telefone (16) 3373-8075 ou pelo e-mail laf@ifsc.usp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente