27 de out. de 2013

Jornalismo de ciência desafiado


(Ciência Hoje) Divulgar ciência nunca foi fácil. E, atualmente, tanto se aprofundam os desafios dessa área quanto surgem novas oportunidades para realizar essa tarefa. Mas como conquistar o público em um momento em que se dispõe de grande volume de informação nos mais diversos formatos e abordagens?

Esse foi o tema abordado na mesa-redonda ‘Os novos caminhos da divulgação em ciência na mídia: jornalismo em transformação, interatividade, redes sociais’, que aconteceu na 3ª Feira Faperj Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida em outubro pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Os debatedores lembraram que, em divulgação científica, não basta seguir uma receita de bolo.

Apesar disso, para a jornalista Alicia Ivanissevich, editora da revista Ciência Hoje, existem alguns pontos-chave para um contrato de sucesso entre jornalistas e público. “Nada adianta, por exemplo, ser o veículo mais veloz, se a informação divulgada está equivocada”, disse a editora. “Mais importante do que a agilidade é a qualidade da notícia veiculada. Evitar a ‘pasteurização’, em que um tema é tratado sempre a partir dos mesmos enfoques, é fundamental para se destacar e fugir de reportagens pouco analíticas”, completou.

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