(JB) Em sete anos percorrendo a Região Sudeste do Brasil, o projeto “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos” ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas atendidas em mais de 100 viagens a 66 municípios. Em Araraquara (SP), as atividades interativas e gratuitas foram conferidas por 4.200 pessoas, contribuindo para a equipe chegar aos 500 mil atendimentos.
A comemoração será no dia 12 de outubro, das 10h às 16h, na sede do Museu da Vida (Av. Brasil, 4365, em Manguinhos – Zona Norte do Rio), responsável pelo projeto, com diversas atividades interativas levadas aos municípios pelo caminhão da ciência, um veículo de 13,5 metros de comprimento que transporta os módulos científicos.
A equipe já tem novas viagens agendadas: de 2 a 5 de outubro estará em Pinheiral, no estado do Rio de Janeiro. E de 21 a 26 de outubro, em Aperibé, outra cidade fluminense, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T). Todas as atividades do projeto são gratuitas.
No dia dedicado às crianças, o público carioca vai poder conhecer mais sobre ciência e se divertir ao mesmo tempo em plena sede do Museu da Vida na Fiocruz. Entre as atrações, estão previstos módulos como o planetário inflável, o girotech (simulador de exercícios feitos por astronautas), a pilha humana (energia), a bicicleta geradora (energia) e a bancada de microscopia, além de exposições, palestras e outras atividades interativas.
A proposta do museu itinerante é oferecer um espaço de descoberta, reflexão e encantamento, por meio de atividades interativas, cujos temas centrais são a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ser vivo e o ambiente, compreendendo os mais diversos campos do conhecimento: biologia, física, química, astronomia e a arte. Na atual temporada, o projeto está acrescentando esquetes teatrais e alguns números circenses em algumas viagens. Com isso, quer aproximar a ciência do cotidiano das pessoas – especialmente estudantes ávidos por conhecimento, fazendo divulgação científica..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente