Ameaçada de boicote, a agência espacial americana voltou atrás da decisão
(AFP/Terra) A Nasa, a agência espacial americana, anulou a decisão de excluir cientistas chineses de uma conferência de astronomia, após uma ameaça de boicote de astrônomos americanos. A agência havia rejeitado o pedido de participação de cientistas chineses a um colóquio de astronomia que acontecerá em novembro na Califórnia.
A decisão foi justificada pelos organizadores com uma lei adotada em março de 2013, que impede a visita às instalações da Nasa de cidadãos de vários países, entre eles a China. Mas um comitê da Nasa escreveu aos seis astrônomos chineses para informar que mudou de posição, revelou a agência estatal Xinhua.
A decisão inicial da Nasa havia provocado irritação da comunidade científica e vários astrônomos americanos de prestígio, como Debra Fischer, da Universidade de Yale, organizaram um boicote à conferência. O ministério das Relações Exteriores de Pequim havia classificado o veto como "discriminatório" e afirmado que as reuniões acadêmicas deveriam estar à margem da política.
A conferência acontecerá de 4 a 8 de novembro em um centro da Nasa na região norte da Califórnia.
----
Matérias similares na Exame, UOL e G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente