Espaço foi integrado à Associação Brasileira de Planetários. Centro faz pesquisas na área de astronomia, além de oferecer visitas.
(G1) O planetário do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), agora faz parte da Associação Brasileira de Planetários (ABP). No local, ocorrem pesquisas na área de astronomia e são oferecidas visitações gratuitas ao público. O planetário já atende estudantes escolas públicas e particulares da região.
Segundo o professor de Astronomia do Centro de Ciências da UFJF, Cláudio Henrique da Silva Teixeira, tornar-se membro da ABP é um reconhecimento da comunidade astrônomica nacional em relação ao trabalho que já vem sendo realizado há cinco anos. “Nós apresentamos os trabalhos que realizamos para a ABP, e a qualidade deles foi ratificada. O objetivo é atender toda a região para, dessa forma, disseminar o conhecimento de forma acessível.”
A inserção na ABP ajudará na difusão do trabalho não só em Juiz de Fora, mas como em outras cidades da região. “A gente vai poder levar todo o nosso material para as escolas montarem sessões e, assim, poder demonstrar ainda mais esse trabalho que executamos hoje,” relatou a bolsista do planetário, Renata Planpona.
Durante as visitações, em meia hora os estudantes aprendem a identificar constelações e as diferentes visões do céu à noite. A estudante Camila Pena foi pela primeira vez ao planetário. “Eu gostei de tudo. Como a maneira que a gente vê, por exemplo, lá na Argentina, é diferente. Eu não sabia disso e achei interessante,” disse.
A professora Ana Maria Vieira também gostou da experiência. “Eu achei fantástica porque é uma oportunidade que eles têm de ver na prática o que aprendem na teoria. De uma forma muito bem estruturada e em uma linguagem fácil para eles entenderem esse passeio pelo espaço,” comentou.
A aluna Ana Letícia Fonseca se encantou com o "passeio pelo espaço". “Isso faz pensar que o nosso universo é tão grande, mas tão grande, que a gente parece até poeirinhas. Mas mesmo assim, somos tão significantes nesse planeta,” poetizou.
As visitas ao planetário podem ser agendadas pelo telefone (32) 3229-7606 ou diretamente na secretaria do Colégio João XXIII, que fica na Rua Visconde de Mauá, nº 300, no Bairro Santa Helena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente