É capaz de identificar manchas solares? E células cancerosas? O projeto europeu Socientize precisa da ajuda dos cidadãos para produzir ciência
(Visão - Portugal) Através do computador ou do telemóvel, os cidadãos vão poder realizar milhares de tarefas científicas simples que serão, depois, validadas por especialistas.
O Socientize é uma iniciativa de ciência cidadã que reúne parceiros de Portugal, Espanha, Áustria e Brasil, financiado em 710 mil euros pela União Europeia.
O único projeto português integrado nesta experiência inovadora é o Sun4all , coordenado por João Fernandes, astrónomo do departamento de matemática da Universidade de Coimbra. O Arquivo de Observações Solares, do Observatório Astronómico de Coimbra, vai disponibilizar milhares de fotografias e pedir aos cidadãos que ajudem a identificar e a medir manchas solares.
Os alunos das escolas de Coimbra serão os primeiros 'cientistas' voluntários a colaborarem nesta missão, ao longo do ano letivo, mas outras escolas poderão juntar-se ao projeto através do site, que irá disponibilizar as ferramentas necessárias para medir as manchas solares. Aquela que conseguir tratar o maior número de fotografias será premiada.
Outros dos projetos científicos incluídos no Socientize incluem a análise de células, que pode ser feita através do telemóvel, ou a elaboração de mapas de temperatura das cidades.
Basta consultar o site do projeto e escolher a área que desperta maior interesse para entrar no mundo da ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente