13 de nov. de 2013

Encontro científico aproxima jovens da tecnologia aeroespacial


(Mercado da Comunicação) Alunos e professores de todo o Brasil se preparam para participar da IX edição da Jornada Espacial, que acontece até o dia 16 de novembro, em São José dos Campos, São Paulo. No evento, os participantes vão aprender ciência espacial com astrônomos, pesquisadores e engenheiros, além de conhecer o Polo de Tecnologia Aeroespacial da cidade. O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, ainda falará sobre sua trajetória profissional até a viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A seleção dos estudantes para o encontro se deu a partir do desempenho deles nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesse ano, a OBA contou com 775.025 mil jovens de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.

A Jornada será uma grande aula de ciências espaciais, envolvendo teoria e atividades práticas. Os alunos vão assistir a palestras sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Terão ainda oficinas didáticas, visitarão as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Os participantes vão também visitar as instalações da TV Vanguarda. Lá será explicado como acontece o processo de transmissão via satélite. Outros locais visitados serão o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Os jovens ainda vão aprender nas oficinas a construir e lançar foguetes de garrafas PET e a interpretar imagens de satélites. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), eles vão conhecer foguetes de sondagem nacionais e a maquete, em tamanho real, do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

De acordo com José Bezerra Pessoa Filho, engenheiro aeroespacial do IAE, a iniciativa permite mostrar à sociedade brasileira, o esforço que vem sendo feito no setor aeroespacial: “Muitos desconhecem o enorme conhecimento do país nesse segmento. O Brasil pretende avançar ainda mais no desenvolvimento científico tecnológico”, enfatiza.

- A experiência de anos anteriores mostra que os jovens ficam maravilhados com o que veem. Temos casos de formandos da primeira turma de engenharia espacial do ITA que fizeram sua opção profissional após participarem da Jornada Espacial. E os professores que acompanham os estudantes também vivem uma experiência única, uma vez que fazem uso do conhecimento obtido para enriquecerem o conteúdo de suas aulas e assim motivarem, ainda mais, seus alunos a desbravarem novos caminhos – reforça Bezerra.

Organização
A Jornada Espacial é uma iniciativa de várias instituições: AEB, DCTA, INPE, MCTI e OBA. O evento conta ainda com o apoio da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), da TV Vanguarda, do Colégio Embraer Juarez Wanderley e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), por meio da sua Secretaria Municipal de Educação.

Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 16 de maio de 2014. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, de Foguetes e do Space Camp (Acampamento Espacial).

Mais informações:
AEB na Escola
http://aebescola.aeb.gov.br/

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
http://www.oba.org.br

Contato: oba.secretaria@gmail.com
----
Matérias similares no Terra e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente