13 de nov. de 2013

Instituto TIM lança o projeto TIM Faz Ciência no Piauí

Município de Batalha será o primeiro no país a aderir ao programa piloto


(Portal O Dia.com) O Instituto TIM tem como um de seus princípios estratégicos a crença de que toda criança e jovem tem direito a uma educação em ciência e matemática que represente os avanços da produção de conhecimentos dessas áreas. Alinhado a esse conceito, o Instituto lançará nesta quarta-feira (13), no município de Batalha, um projeto pioneiro: TIM Faz Ciência.

A iniciativa visa, por meio da elaboração de recursos didáticos, democratizar o acesso à ciência e inovação no Brasil, orientando professores e ensinando crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental as bases do pensamento científico. Para marcar o lançamento, será realizada uma cerimônia na Câmara Municipal de Batalha, às 16h, com a presença de autoridades locais e representantes da TIM.

“Os resultados das avaliações que medem o desempenho de estudantes brasileiros em ciência estão muito abaixo do nível ideal. O TIM Faz Ciência chega justamente para explorar noções e conceitos que fundamentam o pensamento científico e compõem sua linguagem específica (hipótese, modelo, perguntas, experimento, demonstração etc). O professor receberá o Livro do Mestre para orientá-lo na condução das atividades e cada aluno terá acesso a um material impresso com uma série de propostas para a exploração dessas noções e conceitos”, explica Mario Girasole, vice-presidente do Instituto TIM.

O projeto oferece duas mil vagas para professores da rede pública de ensino de Batalha. A participação é voluntária e, quem aderir ao projeto, se compromete a realizar todas as atividades propostas. Para iniciar os trabalhos, os professores participarão de um encontro presencial, onde serão apresentados aos conteúdos.

Os materiais didáticos serão enviados às escolas no início do ano letivo de 2014 e, ao longo do ano, os docentes poderão acessar a Central de Relacionamento por meio de uma linha gratuita (0800 7705400). A ideia é que os profissionais esclareçam dúvidas e compartilhem boas práticas. Os professores inscritos também serão convidados a ingressar no curso a distância na plataforma TIM Tec, solução desenvolvida especialmente para detalhar ainda mais os projetos do Instituto TIM. Outra ferramenta à disposição dos educadores é o portal www.timfazciencia.com.br.

Instituto TIM
O Instituto TIM investe em projetos inovadores, promove a formação de professores da rede pública, apoia museus e centros de ciência e tecnologia, cria e democratiza estratégias e recursos didáticos que contribuam para o ensino das ciências e matemáticas. Acredita que as inovações tecnológicas devem servir ao desenvolvimento humano. Por isso, investe para encontrar aplicações e soluções tecnológicas que contribuam para melhorias do trabalho de instituições que atuem com esse objetivo.

Lançado este ano pela TIM, o Instituto investe ainda na criação e democratização de recursos e estratégias de ensino que promovam a inclusão tecnológica produtiva de jovens. É presidido pelo executivo Manoel Horácio e tem quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação e a ciência; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; Trabalho, criando novas formas de atuação através do conhecimento tecnológico.

O Instituto participa também do programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que amplia os conhecimentos e competências dos estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação. Além de apoiar renomados Centros e Museus de Ciência e Tecnologia como: o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ), Museu de Ciências Naturais (PR) e Museu Paraense Emílio Goeldi (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente