Obra aborda o interesse e as dificuldades encontradas pelos professores para ensinar o assunto, propondo o lúdico como potencial para o aprendizado
(JC) No dia 20 de novembro, o Núcleo de Formação de Professores (NFP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o lançamento do livro "Jogos para o ensino de astronomia", organizado pelo professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade e publicado pela Editora Átomo. O livro apresenta uma proposta para auxiliar o ensino de Astronomia nos níveis fundamental e médio com metodologias que divertem e educam os alunos.
A obra conta com prefácio escrito pelo docente Marcos Pires Leodoro, do DME, e é dividida em três partes. O primeiro capítulo aborda a astronomia, os aspectos educacionais e pedagógicos e os métodos lúdicos de ensino. Na segunda parte, são apresentados jogos que facilitam a compreensão dos astros, com a utilização de tabuleiros, cartas, bingos e até expressões corporais. As atividades propostas foram adaptadas ou criadas por um grupo de autores que atuam na formação de professores na área de educação em Astronomia no Brasil e no exterior. A última seção é dedicada às abordagens de astronomia em ambientes virtuais, com a utilização da tecnologia, internet e videogames.
O evento é direcionado a professores de Ciências, Geografia e Física. Interessados devem confirmar presença pelo endereço www.nfp.ufscar.br/noticias.php. Haverá distribuição de 30 kits do bingo "Sistema Solar" aos docentes participantes.
O lançamento do livro "Jogos para o ensino de astronomia" acontece às 15 horas no Núcleo de Formação de Professores (NFP), área Norte do Campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-9795 ou pelo email marianacastro@ufscar.br. A publicação já está disponível para compra na página www.grupoatomoealinea.com.br/jogos-para-o-ensino-de-astronomia.html.
----
E mais:
Livro escrito por grupo de professores aborda o uso de jogos no ensino da astronomia (Agência Ciência Web)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente