16 de jan. de 2014

Asteroide de 2 trilhões de kg pode cair neste ano no nosso planeta


(DM) Um asteroide de 2 trilhões de kg com uma extensão superior à um km de diâmetro pode vir de encontro ao nosso planeta desde 2003 e com possibilidades de cair na Terra em março deste ano, mas precisamente no dia 21. De acordo agências britânicas de astronomia, a chance desse choque, na época, eram cotadas de 1 em 250 mil.

O asteroide é identificado como 2003 QQ47 e está sendo acompanhado por muitas das agências espaciais do hemisfério norte. Segundo os cientistas, que estudam o asteroide anos, concluem que uma colisão de um corpo celeste com este tamanho teria impacto equivalente a mais de 20 milhões de bombas atômicas. A declaração foi realizada pelo porta-voz do Centro de Informação sobre Objetos Próximos à Terra, uma agência do Reino Unido.

No ano de 2003, época que esse asteroide iniciou sua jornada, a revista Impact RiskPage, segundo levantamentos mostrou que na Escala de Turim que vai de 0 a 10, recebeu avaliação 1, ou seja merece a atenção e monitoração por astrônomos e agências mundiais, porém não deve causar pânico entre as pessoas.

Os astrônomos acreditam que às chances são extremamente baixas, entretanto nenhum cientista, teria descartado a possibilidade de colisão.

Depois dessa repercussão massiva da mídia em 2003, a NASA divulgou uma nota dizendo que após diversas análises, estava descartada a possibilidade de qualquer impacto. Outros astrônomos argumentaram que um corpo celeste pode ter sua órbita influenciada por campos gravitacionais de planetas e até mesmo pelo Sol.



A NASA recriminou e divulgou vídeos mostrando que os cálculos indicam que o asteroide passará a uma distância de 0,13 UA (Unidades Astronômicas) da Terra, equivalente a 19 milhões de quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente