Variação de força gravitacional influencia no cozimento do alimento
(O Tempo) Só porque não podemos fritar alimentos no vácuo do espaço não significa que todo o Universo tenha que se abster dessa maravilha gordurosa. De acordo com um novo estudo da Agência Espacial Europeia (ESA) divulgado pelo site “Gizmodo”, para aproveitar esta delícia, o ideal seria ir a Júpiter.
A pesquisa publicada na revista “Food Research International” utilizou uma frigideira profunda customizada, destinada a funcionar em condições gravitacionais intensas em um centrifugador da ESA. E as batatas foram cortadas sob medida para o aparelho e imersas em óleo num ambiente de 1,8 a nove vezes a gravidade da Terra.
CROCANTES. Durante o processo de fritura, os cientistas europeus mediram o fluxo de calor conforme as batatas eram fritas, e descobriram que o aumento de gravidade afetava a forma como o calor era transferido por toda a batata. Após muita tentativa e erro, a equipe descobriu que, em última análise, batatas fritas em uma inclinação de zero grau e com menos de 3 Gs (ou três vezes a força gravitacional da Terra, como a encontrada em Júpiter) seriam mais crocantes.
----
Matéria similar no O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente