15 de jan. de 2014

Como um astronauta

Programa permite ao visitante experimentar treino destinado aos astronautas, embora um pouco mais leve


(O Globo/O Tempo) No KSC da Flórida, o passeio guiado de ônibus tem ainda uma parada no prédio de montagem, que já teve o pé-direito mais alto do mundo. Basta lembrar que o Saturno V, com seus 110 m, foi todo montado ali. Essa parte do tour só vai existir enquanto o programa espacial estiver suspenso.

De volta ao parque, sobram atrações, como o Jardim dos Foguetes, onde estão expostas réplicas que mostram a evolução do programa de lançadores da Nasa ao longo dos últimos 60 anos. Atenção que, logo ao lado, você pode escolher sua estrela preferida, numa esfera que traça o mapa do céu.

De óculos 3-D, o cinema IMAX leva o visitante para dentro da ISS. Lá fica mais fácil compreender como pode ser difícil comer, trabalhar e até ir ao banheiro no cotidiano sem gravidade. Dependendo do dia, você terá a sorte de embarcar numa viagem em 3-D rumo às profundezas do espaço, sob a ótica do telescópio espacial Hubble.

Depois dessa bateria de experiências que, de alguma forma, remetem à realidade espacial, nada como um pouco de imaginação. E, nesse caso, o "buraco de minhoca" que leva à galáxia dos Angry Birds é diversão garantida. Até porque não é todo dia que dá para entrar no joguinho e, com os próprios punhos, detonar esses pássaros raivosos com um superestilingue, ao alcance de qualquer criança.

Em outro passeio dentro do KSC há a oportunidade de passar metade de um dia treinando como se fosse um astronauta. Reservas são essenciais no Astronaut Training Experience (ATX), um programa especial que custa US$ 175, por pessoa, onde o visitante repete os mesmos exercícios de quem se prepara para ir ao espaço. A intensidade é menor, mesmo assim, há situações que exigem o mínimo de preparo e podem revirar um pouco o estômago.
----
E mais:
No mundo da Lua (O Tempo)
.
Templos do programa espacial (O Tempo)
.
Caubói do espaço (O Tempo)
.
Registros da conquista dos céus (O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente