17 de jan. de 2014

Deficientes visuais poderão sentir a beleza do espaço

Um eBook vai 'traduzir' imagens feitas pelo Hubble usando áudio de forma inovadora




(Galileu) A pesquisadora Elena Sabbi, do Space Telescope Science Institute (Baltimore - EUA) e a empresa de software SAS irão lançar um e-book inovador: ele promete 'traduzir' as imagens incríveis produzidas pelo Hubble para deficientes visuais. O livro eletrônico, chamado Reach for the Stars (Alcance as Estrelas, em tradução livre), tem 90 páginas e seis capítulos, explicando conceitos de astronomia geral.

As imagens do Hubble contidas no livro podem ser expandidas em tablets. Até aí nenhuma novidade. Mas deficientes visuais poderão compreendê-las através de uma técnica chamada 'sonificação' - uma estrela, por exemplo, será caracterizada por uma nota musical. Quanto mais alta a nota, maior é o brilho da estrela. A temperatura do corpo espacial também será indicada pela saída do áudio - se o som sair pelo fone esquerdo, significa que é mais frio. Pelo direito, mais quente. Essa mesma técnica será usada para indicar a localização das estrelas.

O vídeo abaixo é um exemplo do que os leitores de Reach for the Stars terão no livro. É uma foto da Nebulosa Tarântula (a mesma da imagem acima), uma região de 600 anos-luz de comprimento na Grande Nuvem de Magalhães, 1700 anos-luz distante da Terra. Estima-se que, lá, 800 mil estrelas estejam nascendo. Antes, um fenômeno tão fantástico poderia ser descrito a deficientes visuais apenas com palavras. Agora isso está prestes a mudar.

O livro deverá começar a ser vendido em 2015 - e, até agora, não temos informações sobre uma possível tradução para o português.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente