Ele diz que ficará com o meteorito se o valor oferecido for muito baixo. Pedra caiu no quintal do morador de Guarujá, SP, em 10 de janeiro.
(G1) O morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, que encontrou um meteorito no próprio quintal, ainda não sabe se venderá a pedra. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, o objeto pode valer até US$ 700. De acordo com o proprietário, porém, se alguém oferecer um valor muito baixo pela pedra ela não será vendida. O jovem afirma preferir ficar com o meteorito, como uma recordação de um caso raro que aconteceu no quintal da casa dele.
O professor e coordenador do curso de Geologia da Universidade Monte Serrat (Unimonte) de Santos, Juarez Fontana, confirmou que a pedra é um meteorito. Ele analisou o objeto em um laboratório e disse que foi possível ver ligas metálicas na pedra. "São características bem evidentes de que se trata de um meteorito”, explica. O geólogo diz que o fato é muito raro e que seria mais fácil o morador ter ganhado na loteria.
Após a comprovação, o morador Danilo Paixão, de 27 anos, que encontrou o meteorito, diz que pode mostrar que a suspeita inicial era verdade. "De início eu já acreditava que era, mas muita gente duvidou", diz.
O 'dono da pedra' ainda têm dúvidas do que será feito com ela. Paixão diz que o meteorito, que está sob a responsabilidade de Fontana, será levado para um estudo na Universidade de São Paulo (USP), onde será possível fazer uma análise química, metalográfica e geocronológica. O objeto pode ter bilhões de anos. "Eles vão fazer o laudo completo da pedra, mostrar do que ela é feita, de onde veio, qual o tipo e quanto vale mesmo", explica o morador.
Segundo o geólogo, o meteorito pode até ser vendido por preços que chegam a US$ 700. Paixão, porém, quer esperar os estudos para decidir o que fará com o meteorito que caiu em seu quintal. "Ele (professor) calcula esse valor, mas a pedra pode valer menos ou mais. Eu ainda não sei o que eu tenho em mãos, pode ser uma coisa mais valiosa", diz.
Segundo ele, o valor indicado pelo geólogo é baixo e, se as propostas de compra permaneceram nesta faixa, ele não pretende vender o meteorito. O morador de Guarujá acredita que o valor histórico é bem maior. "Para vender por pouco dinheiro eu preferia ficar com ela. Se for só isso ai, eu nem vendo, eu guardo como recordação. É uma coisa rara. O professor comentou que para poder cair uma pedra dessas, alguém ver que ela caiu e pegar uma pedra dessas é muito raro. Se eu não tivesse lá no quintal, a pedra ia passar despercebida", finaliza.
Luan Santana
O meteorito foi encontrado pelo motorista Danilo Paixão, de 27 anos, que batizou a pedra como Luan Santana. Ele encontrou o objeto no dia 10 de janeiro, após vários moradores terem relatado um rastro de fogo no céu. "Não tem a música Meteoro da Paixão? Esse é o meteoro do Paixão. Então o nome dele vai ser Luan Santana", brincou o 'descobridor'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente