8 de jan. de 2014

PNIMeteor - Programa Nacional de Identificação dos Meteoritos


(Meteoritos Brasil) Muitos nem imaginam, mas existem rochas que vagam o espaço por milhares de anos e acabam caindo aqui no nosso Planeta, alguns deles são até mesmo pedaços da Lua e de Marte. Quando ainda estão no espaço são chamados de meteoróides, quando atravessam a atmosfera ficam incandescentes, passando a se chamar meteoro (ou popularmente conhecido como estrela cadente), se o meteoróide não for completamente queimado durante a passagem atmosférica, como acontece com a maioria deles, fragmentos podem chegar até a superfície, são os meteoritos.

Os meteoritos atingem a superfície e ficam ali, sujeitos aos processos terrestres que podem ir deixando eles cada vez mais parecidos com as rochas que encontramos na Terra. Poucas pessoas sabem da importância dos meteoritos para o estudo da formação e evolução de todo o Sistema Solar, e de como identificá-los. Sendo assim, o Programa Nacional de Identificação dos Meteoritos, pretende, com a colaboração do público em geral, divulgar a meteorítica pelo Brasil e colaborar para a identificação e catálogo de novos meteoritos brasileiros.

O Brasil possui um número bem pequeno de meteoritos identificados e catalogados se comparado ao vasto território; pouco mais de 60 deles foram catalogados até hoje. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos já identificou e catalogou mais de 1.500 meteoritos, apesar da diferença do número de meteoritos, os dois países possuem uma área territorial de tamanho similar. E se você acha que os meteoritos só estão caindo nos Estados Unidos, está enganado! Os meteoritos caem aleatoriamente no nosso Planeta, se distribuindo equitativamente, ou seja, eles também caem aqui no Brasil! A verdade mesmo é que no Brasil é pouca a informação sobre estas rochas espaciais e o clima do país implica no rápido intemperismo dos meteoritos, tornando-os mais parecidos com as rochas que existem na superfície.

O Programa Nacional de Identificação dos Meteoritos, conta com o apoio da população e de instituições, sites e blogs para a divulgação da meteorítica e identificação destas rochas que vem do espaço sideral. Além disso, o Programa pretende enviar cartas a escolas em municípios brasileiros onde já foram encontrados meteoritos, para que possam entender um pouco mais sobre estas rochas e para que talvez possam encontrar novos fragmentos de tal meteorito.

A partir do dia 17 de fevereiro, na página oficial do Programa, a ser publicada no site http://meteoritosbrasil.weebly.com/ , todos poderão se registrar como ‘’Caçadores de Meteoritos’’ do PNIMeteor, e instituições, sites e blogs poderão se registrar para serem apoiadores do programa contribuindo para a divulgação do mesmo e da meteorítica no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente