3 de jan. de 2014
Semana da oposição de Júpiter - 2014
No próximo domingo, 05/01/2014, Júpiter estará em oposição, o que significa dizer que, visto da Terra, estará oposto ao Sol, ou a 180º do astro-rei. Nesse momento se pudéssemos sair da Terra e nos afastar na direção perpendicular ao plano de sua órbita, veríamos os três astros, Sol Terra e Júpiter alinhados. É na oposição que um planeta mais se aproxima da Terra e portanto, está aparentemente maior. Na oposição do próximo domingo, Júpiter alcançará um tamanho angular aparente de aproximadamente 47 minutos de arco de grau (1º = 60 minutos de arco = 3.600 segundos de arco). É o tamanho aparente de uma moeda de 1 Real observada a 118 metros aproximadamente. Pode parecer pequeno, mas, se considerarmos que Júpiter nesse dia, estará a cerca de 630 milhões de quilômetros, percebemos que é um planeta muito grande. Seu diâmetro equatorial é cerca de onze vezes maior que o da Terra e sua massa mais de trezentas vezes a de nosso planeta. Quando observado através de um telescópio pode-se perceber seus quatro maiores satélites – Io, Europa, Ganimedes e Calisto. São denominados satélites galileanos, uma homenagem ao físico e astrônomo Galileu Galilei (1564-1642) que os descobriu com sua luneta em 1609. Pode-se ver também, faixas claras (zonas) e escuras (cinturões) que se alternam na alta atmosfera do planeta. Júpiter é um espetáculo que deve ser apreciado por todos que tenham curiosidade em conhecer mais o nosso universo.
Na semana de 06 a 11 de janeiro de 2014 o Observatório Astronômico Genival Leite Lima estará realizando a “Semana de oposição de Júpiter em 2014”. Durante todos os dias da semana, das 19h30 às 22h, o observatório estará aberto com exposição de imagens e maquetes sobre Júpiter e também com os telescópios para que todos possam apreciar esse magnífico planeta. Venha participar!
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O OAGLL é um componente do Centro de Ciências e Tecnologia de Educação e está vinculado a Superintendência de Políticas Educacionais da SEE-AL. Está localizado no CEPA, Maceió, AL.
Apoio:
Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação
Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente