27 de fev. de 2014

Envio de trabalhos para o II Congresso Internacional de Educação em Ciências segue até dia 28


(CBNFoz) Desde dezembro está aberta a convocatória para envio de trabalhos científicos para o II Congresso Internacional de Educação em Ciências, que vem sendo organizado por professores da UNILA e de universidades estrangeiras. O evento acontecerá de 27 a 30 de agosto no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Além do PTI, o evento recebe apoio da UNILA e da Itaipu Binacional. A expectativa é de que sejam mais de mil participantes.

A convocatória para envio de trabalhos, no caso, um resumo expandido (em português, espanhol ou inglês) segue até 28 de fevereiro - prazo que, segundo um dos coordenadores do evento, professor Yuri Orlik, deve ser expandido. Demais normas sobre os trabalhos, além das informações completas sobre o Congresso e a programação, podem ser encontradas no site http://congresso.unila.edu.br/icse2014/. Além de apresentados nas sessões específicas do evento, os anais deverão fazer parte de uma edição especial da Revista Internacional de Educação em Ciências (Journal of Science Education, JSE). Segundo Yuri Orlik, que é professor sênior da UNILA e um dos fundadores desse periódico científico, já são mais de 1200 pré-inscritos. Outro dado importante repassado pelo professor é de que já foram enviados quase 100 trabalhos.

"Estamos esperando, para esta segunda edição, cerca de mil pessoas, entre pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, e professores da rede pública de educação que trabalhem com as Ciências Naturais, ou seja, Biologia, Física, Química, Matemática e Astronomia. Este evento é pensado para o intercâmbio de experiências, gerando novas práticas e metodologias em sala de aula. Também estamos compromissados com a ideia de popularizar o ensino de Ciências para a cidadania, por exemplo, para idosos e crianças", explica o professor.

Pré-evento
No dia anterior ao início do II Congresso, um grupo de professores da UNILA organizará um pré-evento, o Congresso Internacional Escolar das Ciências da Natureza, que tem o objetivo de expor trabalhos científicos realizados em escolas das Três Fronteiras, como uma Feira de Ciências. Já foram convidadas 2 escolas paraguaias, 4 escolas argentinas e 10 brasileiras para participar, com banner e espaço para exposição. Este evento é parte, ainda, de um projeto de extensão coordenado pela professora de Ciências da Natureza, Janine Botton, além disso, deve contar com palestras e apresentações culturais. Entre os resultados esperados, estão o aprimoramento e a popularização dos processos de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza nas escolas, o aumento do interesse dos alunos pelas Ciências, a elaboração das bases de metologias novas de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente