(Amazônia Brasil Radio Web) Centenas de estudantes das redes pública e privada de ensino lotaram as dependências do Monumento Marco Zero do Equador nesta quinta-feira, 20. A visita faz parte do projeto "Escola vai ao Meio do Mundo" do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que realiza a programação Equinócio de Março: Água para Todos.
O evento aberto ao público disponibiliza espaços com experimentos científicos, teatro, e miniaulas sobre o fenômeno do Equinócio, história, importância e influência na vida dos amapaenses. Para integrar a comunidade estudantil à programação e fortalecer o hábito de apreciar um dos pontos turísticos mais importantes do Estado, a Setur criou o projeto "Escola vai ao Meio Mundo".
Nas salas de experimentos científicos, acadêmicos dos cursos de Física e Geografia recebem os visitantes com explicações acerca de temas como Efeito Corioles, achatamento polar da terra, relógio solar equatorial, calendário solar, equinócio e os movimentos de rotação, translação e precessão e ainda o projeto GEOequinox – Ciclo Hidrológico: Água para Todos com grupos de pesquisa.
Leonardo da Silva, de 13 anos, cursa a 8ª série da Escola Estadual Darci Ribeiro, visitou o espaço e se interessou pelos experimentos em virtude de sua afinidade com área de exatas. "Gostei muito e fiquei bem mais empolgado com meu futuro como acadêmico", disse o estudante.
Em um outro ambiente, espetáculos teatrais encantam crianças e adolescentes com explicações lúdicas a cerca do fenômeno Equinócio. A Companhia Viva de Teatro apresentou a história da linha imaginária do Equador e seus mistérios no Meio do Mundo, que conta história de uma estrela cadente que caiu do céu no meio do mundo e seu encontro com um astrônomo.
Para o professor de Ciências, Alváro Modesto, da Escola Estadual Edgar Lino, a visita será fundamental para a continuidade das atividades pedagógicas em sala de aula. "Vamos levar para a classe as informações expostas aqui, para que os nossos alunos aprendem muito mais sobre a importância do fenômeno e sua influência no dia a dia da comunidade", enfatizou.
A programação de teatro continua na sexta-feira, 21, das 8h às 18h, no Monumento Marco Zero do Equador.
----
E mais:
'Chuva não atrapalhou a magia', diz amapaense sobre equinócio (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente