27 de mar. de 2014

OASA dá início ao Mês Mundial da Astronomia com a “Hora do Planeta”


(Azores Digital - Portugal) Abril marca as comemorações do Mês Mundial da Astronomia, promovido e divulgado internacionalmente pelos "Astronomers Without Borders". O Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), como afiliado internacional, volta a aderir a esta comemoração internacional, oferecendo várias actividades, dentro e fora de portas, que procurarão voltar os olhares dos açorianos para o céu.

Assim, durante todo o mês de Abril, o OASA procurará dinamizar várias actividades com o intuito de promover, divulgar e celebrar a Astronomia com todas os açorianos, dando especial destaque, neste ano de 2014, às características próprias do céu açoriano. Desta forma, as actividades terão a preocupação de mostrar a beleza do nosso céu, sensibilizando para o seu reconhecimento e protecção.

Sob o tema “Um Céu Açoriano”, as actividades propostas para o Mês Mundial da Astronomia procurarão sensibilizar o público açoriano para a beleza natural do céu açoriano, na sua conjunção com a paisagem natural dos Açores, ao mesmo tempo que procurarão introduzir o debate da poluição luminosa dos centros urbanos, na procura da informar sobre o seu impacto no céu nocturno e na gestão energética.

O Mês Mundial da Astronomia 2014 arranca já no dia 29 de Março com a “Hora do Planeta”, onde numa demonstração ecológica as luzes do centro histórico da Ribeira Grande serão desligadas durante 1 hora, entre as 20h30 e as 21h30. Uma vez imersa na escuridão, o OASA irá estar com telescópios para mostrar a beleza do céu açoriano sem o excesso da poluição luminosa que normalmente presente nos centros urbanos. As comemorações só terminarão em Maio, onde o OASA contará com a presença de dois astrofotógrafos internacionais, Miguel Claro e Babak Trafeshi, que procurarão vir ajudar a “emoldurar” o céu açoriano.

O Mês Mundial da Astronomia é uma comemoração internacional dinamizada e divulgada pela associação “Astronomers Without Borders” que procura, durante todo o mês de Abril, manter vivo o espírito de comemoração da Astronomia iniciado no Ano Internacional da Astronomia, em 2009. Todos podem participar, desde Centros de Ciências, a associações amadoras, escolas ou mesmo particulares.

O OASA é um Centro de Ciência, pertencente à rede de Centros de Ciência da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, que tem como principal objetivo a divulgação científica no âmbito de temáticas relacionadas com a Astronomia. Com gestão por parte da Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profssional e Cultural da Ribeira Grande, o OASA pretende ser um espaço de diversão e aprendizagem para todas as idades, bem como um espaço privilegiado para a observação dos astros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente