Com isso, público terá 42 programações por semana no espaço
(Agência Brasília/R7) A partir de terça-feira (25), a quantidade de sessões por semana na cúpula de projeção do Planetário de Brasília aumentará de 26 para 42. Com isso, o espaço passará a funcionar em todas as manhãs de sábado e domingo e oferecerá sete programas diariamente, exceto nas segundas-feiras, quando ficará fechado para manutenção.
— O Planetário, desde sua reabertura, já recebeu mais de 25 mil visitas. É um público muito heterogêneo, que tem expectativas distintas, então, a nossa proposta é conseguir aumentar a oferta de horários e diversidade da programação — destacou o Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Glauco Rojas.
Segundo ele, o número de sessões nos fins de semana mais que dobrará, pois eram oferecidos apenas três programas em cada sábado e domingo, dias em que não há visitas agendadas. Já nos dias úteis, quando eram abertas apenas cinco visitas no total, o novo cronograma garantirá ao público cinco sessões agendadas e duas abertas aos visitantes em geral.
— O aumento do número de sessões agendadas, durante a semana, é para apoiar a vocação pedagógica junto as escolas. Existe uma demanda muito grande das instituições de ensino e nos propusemos a atendê-la, ou seja, o Planetário também é uma sala de aula interativa.
Segundo ele, a ideia é que o local também seja utilizado pelas escolas públicas que funcionam em tempo integral. Porém, no período de férias escolares, a ideia é que não sejam promovidos agendamentos, da mesma forma que já que ocorre aos finais de semana.
Programação A cúpula de projeção irá oferecer sessões com o filme Dois Pedacinhos de Vidro (Two Small Pieces of Glass). Com 22 minutos de duração, esse filme apresenta conceitos astronômicos a partir da visão de duas crianças. Além disso, o planetário irá proporcionar sessões especiais nos fins de semana com o Space Master, equipamento histórico da década de 1970, e com o Uniview, programa de imagens astronômicas do segundo equipamento de projeção do Planetário, o Power Dome VIII.
Tempo real
Pela primeira vez em um planetário brasileiro, serão oferecidas imagens diretamente em tempo real da Estação Espacial Internacional, fornecidas pela Nasa (Agência Espacial Americana). O público poderá acompanhar o dia a dia dos astronautas na estação e imagens externas mostrando a Terra.
Exposição
A exposição Universo Incrível mostrará fotografias em alta definição do Observatório de Paranal, no norte do Chile, algumas nebulosas, além de outros objetos astronômicos. O objetivo da exposição é aproximar o público do conhecimento científico gerado pelo Observatório Europeu do Sul, uma organização intergovernamental focada na pesquisa astronômica.
A exposição é composta de 23 painéis. O material foi selecionado pelo Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e pela consultora técnica-científica, Patrícia Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente