Diz-se que as estrelas visíveis a olho nu são incontáveis. Há quem imagine que são milhões. No entanto, o número de estrelas visíveis sem ajuda ótica, mesmo em condições favoráveis, é relativamente modesto e muito abaixo do que dita o senso comum.
(Guilherme de Almeida - Sul Informação) Não acredita? Venha então participar nesta aventura.
Como fazer um conta-estrelas
Para saber o número aproximado de estrelas que podemos detetar a olho nu, do nosso local, não nos vamos pôr a contar, uma a uma, todas as estrelas visíveis. Isso seria tarefa de matar a paciência de qualquer pessoa.
Felizmente há um caminho mais simples e rápido: basear a nossa contagem em amostras fáceis, contando o número de estrelas visíveis numa pequena extensão aparente do céu, bem delimitada.
Deste modo, haverá poucas estrelas a contar em cada caso. Fazendo a média das várias contagens, realizadas em diferentes direções do céu noturno, poderemos calcular facilmente o número total (aproximado) de estrelas observáveis.
Para delimitar uma pequena parcela do céu, podemos utilizar um quadrado de cartolina preta, com cerca de 24 cm x 24cm, recortando nele uma abertura circular com 72 mm de diâmetro, centrada no quadrado (Veja-se a figura abaixo). A abertura desenha-se com um compasso e depois recorta-se com uma tesoura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente