23 de abr. de 2014

Ciência feita por cidadãos nos Açores



(Local.PT) Entre os dias 20 e 29 de Abril, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) irá aderir a uma campanha internacional, entitulada “Globe at Night” (ou “O Globo à Noite”, em português), que promove uma acção de medição da poluição luminosa em todo o mundo, através da participação ativa dos cidadãos (Citizen Science). A participação é muito simples e é feita a partir de casa por todos os que queiram participar.

“O Globo à Noite” é um programa internacional de Ciência feita por cidadãos que procura medir os índices de poluição luminosa em todo o mundo, ao mesmo tempo que informa e sensibiliza para o impacto deste tipo de poluição, promovendo ainda a sua prevenção. Até 2014, este programa já recebeu 105,000 medições de 115 países diferentes.

Aderindo à próxima campanha de 10 dias, inserida no Mês Mundial da Astronomia 2014, o OASA espera que seja feita pela primeira uma medição dos índices de poluição luminosa nos Açores. Os resultados desta medição poderão ajudar a compreender o impacto da iluminação artificial nos céus açorianos e, consequentemente, ajudar a diminuir um possível nível elevado de poluição luminosa ou a prevenir o seu aumento.

Para participar, os interessados devem inscrever-se na página do OASA, em www.oasa.pt, onde poderão encontrar o material necessário para efectuar a medição. A medição é simples, devendo o público olhar para o céu entre os dias 20 e 29 de abril, pelo menos uma hora depois do por-de-sol, procurando a constelação de Leão. Com o auxílio de 7 imagens, os participantes poderão comparar o céu que vêem a estas, submentendo o resultado na página oficial da campanha internacional.

Esta atividade insere-se ainda no Mês Mundial de Astronomia (MMA2014), cujas comemorações decorrem durante todo o mês de Abril. Sob o tema “Um Céu Açoriano”, as actividades propostas para este mês procuram sensibilizar o público para a beleza natural do céu açoriano, na sua conjunção com a paisagem natural, ao mesmo tempo que introduzem o debate da poluição luminosa nos centros urbanos, na procura da informar sobre o seu impacto no céu nocturno e na gestão de recursos energéticos.

O OASA é um Centro de Ciência, pertencente à rede de Centros de Ciência da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, que tem como principal objetivo a divulgação científica no âmbito de temáticas relacionadas com a Astronomia. Com gestão por parte da Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profssional e Cultural da Ribeira Grande, o OASA pretende ser um espaço de diversão e aprendizagem para todas as idades, bem como um espaço privilegiado para a observação dos astros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente