8 de abr. de 2014

Começa a 1ª Jornada de Ensino da Astronomia em Umuarama


(Umuarama Ilustrado) A 1ª Jornada de Ensino da Astronomia, maior evento dos estudos da ciência do universo, começou ontem em Umuarama. Dividido em três etapas, a jornada iniciou com o programa Universo Sesc, voltado para despertar o saber científico e da pesquisa nos alunos do ensino médio. A programação continua até o dia 11 de abril com várias atividades para estudantes e principalmente professores.

Realizado nas dependências do Sesc de Umuarama, o Universo tem promessa de levar cerca de cinco mil alunos para conhecerem planetários, formas de observações de planetas e o relógio do sol. O objetivo e repassar informações junto com a observação de estrelas e planetas. “Um alunos quando entra numa sessão de planetário não sai de lá o mesmo. quando ele observa o sol por um telescópio nunca mais verá a astronomia da mesma forma. Nunca aconteceu um evento de ensino de astronomia desse porte na região de Umuarama, sendo essa uma oportunidade única”, ressaltou a professora Suzete Aparecida Bofe.
Ainda segundo Suzete a astronomia é um caminho para ensinar o ser humano à humildade e respeito ao próximo. A pesquisa como forma de estudo também é movimentada pela curiosidade existente na disciplina. “Quando nós percebemos cidadãos do universo e que vivemos num planeta minúsculo diante da imensidão do espaço, aprendemos a valorizar o próximo, o meio ambiente e o momento em que vivemos”, ressaltou.

Para Mauriza Lima, gerente executiva da unidade do Sesc, o evento foi possível pela união de forças do Núcleo Regional de Educação, Sesc Umuarama, Instituto Federal do Paraná, Unipar e Prefeitura. “Objetivo do evento é mostrar para as crianças o que é astronomia e capacitar professores para o ensino da disciplina, motivá-los para essa ciência que está no nosso dia a dia”, disse.

Nos eventos destinados aos professores, eles vão receber informações diretas de astrônomos renomados do País, inclusive do coronel Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Datas e direcionamento
A 1ª Jornada de Ensino da Astronomia está dividindo em três partes:

1º - Erea (Encontro Regional de Ensino de Astronomia)
O 47ª Erea é exclusivamente para a formação dos professores e acontecerá nas instalações da Unipar com início no dia 9 de abril. Os EREAs nasceram no Ano Internacional da Astronomia (2009) e são eventos de formação continuada sobre astronomia que constam com palestras, atividades práticas e observação do céu. Os responsáveis pelo 47º EREA em Umuarama são: Prof. Dr. Jaime F. Villas da Rocha (UNIRIO), Prof. Dr. João B. Garcia Canalle (UERJ) e os coordenadores locais Suzete (NRE), Otávio (IFPR), Mauriza (SESC) e Nilvio (UNIPAR). Entre outros astrônomos de renome no Brasil.
As palestras têm o objetivo de promover a integração entre os astrônomos e os participantes, de modo que a transmissão direta dos conhecimentos científicos em astronomia possa enriquecer a todos de forma significativa.~

As oficinas serão voltadas para a produção de conhecimento através de atividades práticas a serem aplicadas posteriormente na escola de origem.

Show da Astronomia
Também na Unipar acontecerá o Show da Astronomia voltado para alunos, professores, acadêmicos e comunidade em geral. No evento os participantes vão ver de forma lúdica a astronomia que aprendem dentro da sala de aula.

2º - VII – FOCAR
O Focar, coordenado pelo professor Marcelo Emilio, é exclusivo para alunos do ensino médico, acadêmicos, alunos do Instituto Federal e rede particular de ensino. Serão três tardes com palestras com astrônomos do Brasil, quando os participantes receberão formação e informação. Os alunos vão acompanhar o processo altamente rápido da evolução de ensino de Astronomia.

3º - Universo SESC
Realizado nas dependências do Sesc Umuarama, o Universo levara cerca de cinco mil alunos para um planetário. O objetivo e repassar informações junto com a observação de estrelas e planetas. “Um alunos quando entra numa sessão de planetário não sai de lá o mesmo. quando ele observa o sol por um telescópio nunca mais verá a astronomia da mesma forma. Nunca aconteceu um evento de ensino de astronomia na região de Umuarama, sendo essa uma oportunidade única”, ressaltou Suzete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente