18 de abr. de 2014

Galaxy Zoo abre as portas do Universo


(Ciência Hoje - Portugal) O Galaxy Zoo, projecto internacional de ciência cidadã em Astronomia realizado por mais de um milhão de pessoas, está pela primeira vez acessível a toda a comunidade lusófona com ou sem formação científica, graças à tradução e adaptação realizadas pelo Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL).

O Galaxy Zoo é uma plataforma online pioneira que procura o envolvimento do público na classificação visual de milhões de galáxias, auxiliando assim a investigação dos astrónomos sobre a evolução do Universo. Este projetco é um exemplo da chamada “ciência cidadã”, que contribui para o avanço científico através da participação de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo e que, para além da investigação, serve ainda de método de eleição para a promoção científica. O site disponibiliza imagens do Universo com galáxias que ainda não foram classificadas, oferecendo a oportunidade a qualquer utilizador de ser o primeiro a descrever esses objectos astronómicos. Com mais de um milhão de membros, o Galaxy Zoo já permitiu classificar cerca de 1.5 milhões de galáxias, cada uma delas contendo milhares de milhões de estrelas.

Com a tradução e adaptação disponíveis a partir de abril de 2014, o CAAUL abre o Galaxy Zoo à participação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, promovendo a acessibilidade a conteúdos científicos em português e a participação nos resultados da Astronomia. Agora, mais de 250 milhões de pessoas, em países como Angola e o Brasil, podem participar activamente em descobertas científicas internacionais sem barreiras linguísticas ou de formação científica.
----
Matéria similar no Boas Notícias
----
Acesse o site aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente