22 de abr. de 2014

Há vinte e cinco anos atrás - A oficialização do CEAAL



(Adriano Aubert) Vinte e cinco ano atrás o CEAAL deixava de ser um grupo informal para se tornar uma entidade civil, apartidária e sem fins lucrativos. Saiba como se deu essa importante transição do nosso grupo.

Foi em 1989 que o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas – CEAAL, deixou de ser um grupo informal para passar a ser uma entidade civil apartidária e sem fins lucrativos. Nestas poucas linhas vou relembrar e contar aos que desconhecem a história desse importante momento de nosso grupo.

Em 1988 foi eleita uma diretoria que tinha o único objetivo de oficializar o CEAAL. Tive o prazer e a honra de compor essa diretoria. Na época, estava trabalhando na Secretaria do Trabalho e lá conheci o senhor José Rodrigues, que dentre outras, uma de suas atribuições era a de auxiliar associações em se tornar entidades civis organizadas de direito. Basicamente, o que o senhor José Rodrigues fazia era preparar um estatuto e orientar as associações em como registrar e publicar no diário oficial. A partir daí, a associação estava registrada oficialmente. Na época, passei ao senhor José Rodrigues, informações sobre o CEAAL, que serviram de base para o estatuto, informações como: Endereço, objetivos, composição da diretoria, etc.

Tudo foi definido a partir de reuniões que fazia regularmente com a diretoria e outros membros do grupo. Por volta de março de 1989 tínhamos um estatuto pronto para registro no cartório e publicação no diário oficial. Mas, havia um problema. Para o registro e publicação precisaríamos pagar uma soma relativamente alta de cruzados novos, e simplesmente não tínhamos dinheiro algum. Em 1989 o CEAAL era composto por cerca de uma dezena de membros, na sua grande maioria, estudantes e também, naquela época, os cursos de astronomia eram gratuitos, não gerando renda, ou seja, o grupo não tinha recurso nenhum. Fiz então, uso dos laços familiares e consegui com um tio, o senhor Geraldo Bulhões, que na época era deputado federal e que, sabendo de meu interesse por astronomia e do esforço de nosso incipiente grupo, havia se disposto a nos ajudar na oficialização do CEAAL. Assim foi feito e o CEAAL tornou-se uma entidade civil de direito em abril de 1989.

Agora em abril de 2014, o CEAAL está comemorando um quarto de século de sua oficialização! E em todo este tempo, lembro de muitas histórias e fatos marcantes. Lembro também, das campanhas, das batalhas, dos amigos ausentes, dos novos, das conquistas e de tudo o que foi feito em nome dessa busca por conhecer, ensinar e divulgar mais sobre o universo. Parabéns a todos os que fizeram, que fazem e que farão parte do nosso CEAAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente