3 de abr. de 2014

Museu de Astronomia e Ciências Afins vai à praia de Charitas em Niterói

Nos dias 05 e 06 (sábado e domingo), das 10 às 17h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI) vai levar à praia de Charitas, em Niterói, atividades de divulgação da ciência. Todas atividades gratuitas!


Praia, sol, mar e ciência! Uma combinação perfeita? Isso mesmo! Que tal aproveitar um momento de diversão e descontração para aprender ciência brincando? Essa é a proposta do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para o próximo fim de semana! Depois de agitar as praias de Icaraí, Piratininga e Itaipu, o MAST irá à praia de Charitas, em Niterói, com a 6ª edição do Museu vai à Praia. Todas as atividades são gratuitas.

Nos dias 05 e 06 de abril (sábado e domingo), das 10h às 17h, os banhistas que estiverem na praia de Charitas, irão se surpreender com uma tenda montada nas areias com diversas atividades de divulgação científica. Elas poderão observar, de forma segura, através de filtros, projetores ou telescópios, o Sol e suas manchas solares, observadas pela primeira vez por Galileu Galilei, no século XVI.

Vários experimentos de ilusão de óptica irão explicar as curiosidades das tonalidades de cores, os efeitos de imagem nos espelhos e o desenvolvimento de filmes de animação. Um modelo interativo mostrará como a incidência solar determina as estações do ano nos trópicos e nas demais áreas do globo terrestre. Dessa forma, todos poderão compreender por que faz tanto calor no Rio de Janeiro.

E quem participar da tradicional oficina Brincando com a Ciência vai aprender temas científicos de uma forma descontraída e interativa. São invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

O Museu de Astronomia aproveita o momento para tratar de um assunto muito discutido ultimamente: a sustentabilidade. Durante o evento, os mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. É uma oportunidade de mostrar às pessoas que é possível que elas próprias gerem energia em suas casas, bastando um pouco de criatividade e interesse.

Uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, irá converter a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador. Um aparato, construído com calha, madeira, cano de esgoto, rolamentos e motor gerador de energia, será capaz de acionar um rádio a pilha e uma lanterna. E o forno solar, que não usa gás, nem lenha, nem energia elétrica: o calor que cozinha o alimento vem diretamente do sol!

Sobre o Projeto Museu vai à Praia
O projeto Museu vai à Praia aconteceu nos verões de 1987, 1988 e 1989. Em 2012, o MAST retomou a atividade realizando experimentos nas praias do Recreio, Leme, Copacabana e no Piscinão de Ramos, no Rio de Janeiro, para divulgação de conteúdos de ciência e tecnologia aos banhistas. E em 2013, nas praias de Icaraí, Piratininga e Itaipu, em Niterói, Rio de Janeiro.

O projeto tem o objetivo de popularizar a ciência para além dos muros institucionais, e divulgar o MAST e seus parceiros como centros de divulgação da ciência. Neste ano, o MAST conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói e do Instituto TIM; e a participação das instituições: Observatório Nacional, Espaço Ciência InterAtiva, Casa da Descoberta, Espaço UFF de Ciências, Espaço Ciência Viva e Museu Nacional.

Programação
05 e 06 de abril
Praia de Charitas
Endereço: Av. Prefeito Silvio Picanço, entre os quiosques 13 e 12

Atividades do MAST e dos parceiros no Museu vai à Praia
Museu de Astronomia e Ciências Afins – (MAST/MCTI) - Estações do ano; Observação do Sol por meio de telescópios especiais; Aquecedor solar de baixo custo; Placa solar fotovoltaica; Cor da cor; Giroscópio; Pêndulos dançarinos; Pêndulo caótico; Submarinos; Pulga elétrica; Rolha automática; Caixa de imagens; Braille; Cineminha; Giroforça; Ilusão de óptica; Polarizador mecânico; Polarizador óptico; Harmonógrafo; Gerador eólico.

Espaço Ciência InterAtiva / IFRJ – Campus Mesquita - Imagens 3D; Filtro de cores; Casinha Solar; Ilusões de óptica; Banco de pregos; Túnel de espelhos; Pilha humana; Experimento demonstrativo de química.

Espaço UFF de Ciências – Astrovildo; Brinquedos de garrafa PET; Jogos dos biomas; Vendo o invisível; DNA de jujuba; Sentindo o mundo; Dispersão de poluentes.

-----

E mais:

Fim de Semana no Museu de Astronomia

Neste fim de semana, dias 05 e 06 de abril, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai oferecer diversas atividades de divulgação científica dentro e fora dos muros da instituição! Quem quiser curtir uma praia, que tal aproveitar esse momento de diversão e descontração para aprender ciência brincando? Essa é a proposta do MAST para os últimos dias da 6ª edição do Museu vai à Praia. Dessa vez, o Museu irá para a praia de Charitas, em Niterói.

E no Bairro Imperial de São Cristóvão, os visitantes poderão participar de sessões do planetário inflável digital, visitar as exposições espalhadas no conjunto arquitetônico do Museu, assistir a uma palestra sobre satélites geoestacionários e ainda observar o céu noturno por meio de lunetas, telescópios, binóculos ou simplesmente a olho nu. Todas as atividades são gratuitas.

No ciclo de palestras, às 16h do sábado, os visitantes irão aprender um pouco mais sobre satélites geoestacionários. Desde o lançamento do primeiro satélite ao espaço, o Sputnik, muitos objetos foram enviados ao espaço para serem utilizados como meio de comunicação na Terra e missões científicas. O objetivo dessa palestra é apresentar os conceitos envolvidos para lançar e manter em órbita um satélite geoestacionário.

A partir das 19h30, os visitantes serão convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura. Conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado, a observação do céu é uma atividade de divulgação científica promovida no MAST, desde 1985.

No domingo, às 16h, haverá visita orientada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Nas sessões do planetário inflável, às 15h e às 17h, o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que são projetadas numa cúpula inflável. Às 18h30, como parte do Programa de Observação do Céu, haverá a exibição de um vídeo sobre astronomia e ciências afins e, logo depois, a apresentação da palestra O Céu do Mês.

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro

Horário de Funcionamento:
Terça, quinta e sexta, 9h às 17h;
Quarta, 9h às 21h;
Sábado, 14h às 21h;
Domingo e feriado, 14h às 18h

SÁBADO, 05 de abril
O Museu vai à Praia
Praia de Charitas
Av. Prefeito Silvio Picanço, entre os quiosques 13 e 12, Niterói - RJ
10h às 17h

Ciclo de palestras
Tema: Comunicação via satélite: como colocar em órbita e utilizar um satélite geoestacionário
16h

Céu do mês
17h30 às 18h

Observação do céu
18h30 às 20h

DOMINGO, 06 de abril
O Museu vai à Praia
Praia de Charitas
Av. Prefeito Silvio Picanço, entre os quiosques 13 e 12, Niterói - RJ
10h às 17h

Planetário Inflável
15h e 17h

Visita Orientada
16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente