4 de abr. de 2014

Pesquisa de professor do curso de Fisica do campus Campina ultrapassa 4 mil download


(IFPB) A InTech maior editora de livros com acesso gratuito do mundo em áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina enviou uma correspondência parabenizando o professor do curso de Física do campus Campina Grande, Carlos Alex Silva, pelos mais de 4 mil download do capítulo de sua autoria: Fuzzy spheres decays and black hole thermodynamics publicado no livro "Thermodynamics - Fundamentals and Its Application in Science". A editora também detectou que os internautas da Índia, EUA e do Reino Unido são os que mais baixaram o texto.

O capítulo está relacionado à física dos buracos negros, região do espaço da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. A ideia básica desenvolvida no texto é que uma região do buraco negro chamada "horizonte de eventos", a qual define a fronteira entre o interior e o exterior de um buraco negro, pode ser modelada por uma esfera fuzzy onde a geometria sofre flutuações quânticas.

O convite para publicação surgiu após a editora tomar conhecimento de outros artigos do docente publicados em periódicos internacionais como a Europhysics Letters e Physics Letters. De acordo com Carlos Alex, o capítulo aceito passou por um processo de avaliação por parte da Intech. “Recebo a notícia como um reconhecimento do trabalho de pesquisa na área de buracos negros e, também como um fator contribuinte para o crescimento do curso de Licenciatura em Física do Campus Campina Grande assim como para a divulgação do IFPB no meio internacional”, ressalta.

Carlos Alex é doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC com ênfase em Teoria Quântica de Campos em Espaços Curvos e está no quadro do Instituo Federal da Paraíba desde 2011. Atualmente, o docente é coordenador do curso de Licenciatura em Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente