3 de abr. de 2014

UFMG: Espaço do Conhecimento reabre terraço astronômico em programação de aniversário


(UFMG/CBNFoz) Começa hoje, dia 3, a programação do Espaço do Conhecimento UFMG em comemoração aos seus quatro anos de funcionamento. A partir das 19h, será reaberto o terraço astronômico, localizado no 5º andar do Espaço.

O observatório possui teto retrátil, que permite a observação celeste por meio de um telescópio, e sessões comentadas pela equipe de astronomia. A atividade é gratuita.

Haverá ainda a estreia da nova temporada do programa Café com C, transmitido todas as quintas, a partir das 22h, pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Com produção e locução de João Carvalho, a nova série compilou os melhores momentos de 2014 da programação do Café Controverso e Café com Conhecimento, além de quatro edições que ocorreram no ano de 2013, ainda inéditos na rádio. Os programas estarão disponíveis após a exibição no acervo online do museu.

Outros eventos compõem a programação ao longo do mês de abril. Entre eles, a celebração do Dia Internacional dos Jogos de Tabuleiro (dia 5, sábado, das 10h às 17h), a nova sessão de astronomia comentada no planetário (dia 12, sábado, das 10h às 21h), e as celebrações do Mês da Astronomia (dia 12, entre 10h e 21h, e dia 26, a partir das 14h).

Avaliação
Para o diretor científico Cultural do museu, René Lommez Gomes, esses quatro anos representam importante momento de maturidade do projeto. “Uma instituição cultural nunca nasce pronta e completa, mas cresce como uma criança em formação. Agora sentimos um amadurecimento do trabalho, há maior consciência da identidade do museu. Além disso, percebemos uma maior apropriação de nossas atividades por parte do público”.

Para o diretor, a possibilidade de ampliar a gama de atividades oferecidas é um dos desdobramentos importantes dessa nova fase. “Concluída a implantação, temos tempo e recursos para desenvolver novas linhas de atividades. Dentre elas, podemos destacar a diversificação das exposições temporárias e o desenvolvimento de projeto de acessibilidades mais sólido. Também buscamos fomentar novos usos para a fachada digital e o planetário, formatos audiovisuais inovadores que têm sido pouco explorados no Brasil”, completa.

Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente