22 de abr. de 2014

Vídeo prova que o som não é invisível

Novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece


(Info/Exame) A verdade é que nada é invisível, nem mesmo o som. Um novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece.

O ruído é apenas uma mudança na densidade do ar, ou seja, uma onda sonora. Ao ver uma banda tocar ao vivo, por exemplo, as ondas de som que tocam os tímpanos voltam e batem no ponto de origem (as caixas de som), o que gera uma pressão no ar ao redor do aparelho.

Não é possível ver esse momento a olho nu. Mas já existem tecnologias capazes de tirar fotos, como a Schlieren Flow Visualization (SFV), desenvolvida em meados do século 19 pelo físico alemão August Toepler.

Até agora, essa é uma das melhores maneiras de ver aquilo que passa despercebido ao olho nu. O método é muito usado por cientistas em estudos de epidemiologia, por exemplo, que querem estudar o poder invisível e o alcance de tosses ou espirros.

Além disso, a técnica permite a visualização dessas mudanças de densidade das ondas sonoras. Pesquisadores e engenheiros mecânicos do instituto New Mexico Tech Michael Hargather usaram a técnica para ver sons, como o disparo de uma arma.

Veja abaixo um vídeo que mostra como o som se parece:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente