Asteroide classificado como potencialmente perigoso não apresenta risco de colisão
(Boa Informação) Segundo a NASA, um asteroide recém-descoberto passou a cerca de 1.250 km de distância em relação à Terra, no último domingo (8). Para comparação, essa distância é três vezes mais distante que a nossa lua.
Nomeado 2014 HQ124, o asteroide foi visto pela primeira vez em abril, pela missão Neowise, da NASA, por um telescópio espacial adaptado, capaz de identificar asteroides e cometas com maior facilidade por meio de sensores de luz infra vermelha.
“Usando a luz infravermelha, podemos estimar o tamanho do objeto e podemos determinar se reflete uma boa quantidade de luz. Isso significa que é mais provável que seja um objeto pedregoso”, disse Amy Mainzer, investigadora da Neowise. Segundo dados da missão, o asteroide teria entre 250 e 400 metros de extensão.
“Há zero chances de impacto”, disse Don Yeomans, gerente do programa. Mais de cem observações feitas por telescópios terrestres e astrônomos amadores foram usadas para determinar a órbita do asteroide, que deve terminar a sua órbita em 2200, e em todo este tempo não irá oferecer risco algum ao nosso planeta. Sua trajetória será monitorada com cautela.
O 2014 HQ124 foi classificado como um “asteroide potencialmente perigoso”, que refere a asteroides de pelo menos 140 metros que se aproximam a 7.400 km de distância da órbita da Terra. Atualmente 1.484 asteroides com esta classificação foram identificados, mas nenhum apresenta risco significativo, a curto prazo, de colidir com a Terra.
----
E mais:
Nasa captura imagens de asteroide que passou "raspando" na Terra (R7)
.
A ‘Besta’ revelada (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)

eu acabei de ver o rastro de nuvem deixado por alguma coisa que passou proximo a lua...nao consegui tirar foto..era por volta de 01 hora da manha de hj..domingo
ResponderExcluir