Um sucesso ou uma grande farsa? No ciclo de palestras, dia 07 de junho, o astrofísico Alberto Alves apresenta, de forma segura e bastante convincente, os principais argumentos contra e a favor, cabendo ao espectador o julgamento com suas próprias conclusões. A entrada é gratuita!
E aí? O homem pisou ou não na Lua? Um sucesso ou uma grande farsa? Quer saber? Então venha ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado, dia 07 de junho, às 16h, e participe do Ciclo de Palestras com Alberto Alves, astrofísico e bolsista do MAST. A atividade, que vai acontecer no auditório do prédio sede do Museu, é gratuita e direcionada a jovens e adultos. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Todos sabem que o homem já esteve na Lua. A famosa frase “Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”, dita por Neil Armstrong, momentos antes de pisar sobre o solo lunar, em 1969, se tornou épica e conhecida no mundo inteiro. Porém, esse feito histórico é acompanhado de uma poderosa arma de propaganda contrária a esse sucesso. Quando seus argumentos são apresentados, até pessoas mais esclarecidas se entregam ao benefício da dúvida.
Nesta palestra, serão discutidos os principais argumentos contrários, como em um tribunal, onde os argumentos contra e a favor irão ser apresentados de forma segura e bastante convincente, cabendo ao espectador o julgamento com suas próprias conclusões. Tudo de uma forma lúdica, divertida e bastante empolgante que inspirará mesmo até os menos interessados pelo tema.
Após o debate, a partir das 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa do Museu onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm.
Neste sábado, estarão visíveis os planetas Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno. E a Lua passará bem próxima ao planeta Marte. Ambos estarão separados por menos de dois graus, uma distância visual equivalente a quatro discos lunares ou dois dedos estendidos na direção do céu. Apesar de parecerem próximos no céu, Marte e Lua estão bem distantes um do outro. A Lua, nosso satélite, encontra- se a 385 mil km da Terra enquanto Marte está muito mais longe, a 78 milhões km de nós.
Nos seus movimentos de revolução – a Lua ao redor da Terra – e Marte ao redor do Sol, há momentos em que Terra, Lua e Marte podem se “alinhar”, e nessas ocasiões os astros são vistos muito próximos no céu, formando o que se chama de conjunção astronômica. Para apreciar tal fenômeno, basta olhar para o céu logo após o pôr do Sol. Ao anoitecer, a “dupla” já estará bem alta no céu do Rio de Janeiro e ficará visível até cerca de 1h da madrugada do dia 8 de junho.
E a diversão continua no domingo, 08 de junho, com as sessões do planetário inflável, às 15h e às 17h, onde o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que são projetadas numa cúpula inflável. E às 16h, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional.
Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.
(21) 3514-5200
Sábado, 07 de junho
Ciclo de palestras
Tema: E aí? O homem pisou ou não na Lua?
16h
Céu do mês
17h30 às 18h
Observação do céu
18h30 às 20h
Domingo, 08 de junho
Planetário Inflável Digital
15h | 17h
Visita orientada
16h

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente