19 de jul. de 2014

9 vídeos absolutamente inspiradores sobre o cosmos

Ciência, filosofia e poesia se misturam na fala de grandes cientistas


(Galileu) Quando a ciência se mistura a discursos apaixonados e poéticos, o resultado não poderia deixar de ser uma profunda sensação de inspiração. Caso o assunto abordado e a forma como ele é exposto sejam realmente tocantes, podem provocar até mesmo um senso de reverência para com a natureza e a vida como um todo.

Cientistas de muito talento que se dedicam à divulgação científica conseguem, com frequência, obter resultados parecidos com o de grandes filósofos. Eles estimulam, de forma didática, a mente de seus ouvintes para que estes compartilhem da paixão pela ciência e também do maravilhamento pelo cosmos.

Publicamos uma lista de 7 fatos científicos que comprovam nossa íntima conexão com o universo. Mas não há nada como ouvir valiosas reflexões da boca dos próprios cientistas. Confira abaixo grandes nomes da ciência falando sobre o cosmos, de forma muito inspiradora:

1 – Cosmos, de Carl Sagan
Falar de ciência inspirada é quase que um sinônimo de falar de Carl Sagan. O astrônomo foi talvez o mais popular divulgador de ciência, e seu carisma é contagiante. Com a série Cosmos, lançada em 1980, Sagan inspirou o interesse pela astronomia em milhões de pessoas mundo afora. A série explora profundamente não apenas o cosmos, como também o nosso papel nele.



2 – O átomo e o chimpanzé, com Neil deGrasse Tyson
Com seu jeito irreverente e cativante, Tyson (atual apresentador da continuação da série Cosmos) reflete neste vídeo sobre sermos todos poeira de estrelas. Ele também fala de vida extraterrestre e lança uma provocação: será que somos tão evoluídos como pensamos? Para uma civilização alienígena avançada, talvez não sejamos muito mais do que chimpanzés.




3 – Grandes questões sobre o Universo, com Stephen Hawking
Hawking é, sem dúvida, um dos maiores gênios dos nossos tempos. Suas contribuições no campo da cosmologia são inúmeras. Nesta palestra TED, o físico trata do Big Bang e da evolução do universo, além de refletir sobre a possibilidade de vida em outros planetas.



4 – Do Big Bang aos dias atuais, com Brian Cox
Eis uma síntese notável: quase 14 bilhões de anos em apenas dois minutos. É interessante ver como o físico britânico Brian Cox, autor de diversos programas e documentários, resume a evolução do cosmos, do Big Bang aos dias atuais.



5 – Uma noite com as estrelas, com Brian Cox
Se você gostou da retórica apaixonada de Cox, pode se interessar também por este programa de auditório da BBC apresentado por ele. A figura do diamante é explorada de diversas formas, usada para exemplificar mistérios do universo. Física quântica e outros assuntos são abordados de forma divertida, com a condução de experimentos no palco.



6 – Universos paralelos, com Michio Kaku
Você, como todos nós, sempre imaginou o Universo como sendo tudo o que existe? Então é melhor ir começando a abrir a cabeça para algo muito, muito maior: os físicos falam em um Multiverso, incontáveis universos paralelos que coexistem como bolhas de sabão flutuando no ar. Michio Kaku, uma das maiores autoridades em Teoria das Cordas, explica este e outros temas fascinantes.



7 – Multiverso e Teoria das Cordas, com Brian Greene
Se interessou pelo conceito de Multiverso? Nesta TED, Brian Greene aprofunda a ideia, relacionando-a de maneira didática e com recursos interativos à elegante e ainda não comprovada Teoria das Cordas. Ela concebe a estrutura mais básica da matéria como sendo um filamento energético que vibra e cria tudo o que podemos ver (e o que não podemos).



8 – Reflexões sobre nós mesmos e a ciência, com Lawrence Krauss
Nesta breve reflexão filosófica, Krauss pensa sobre o fazer científico e sobre a estranheza que assuntos como a mecânica quântica causa ao ser humano. Nós simplesmente não evoluímos para entender conceitos tão abstratos. No entanto, depois de um considerável esforço para compreendê-los, eles proporcionam visões e entendimentos sobre o cosmos absolutamente compensadores.



9 – Symphony of Science
Esta última sugestão sintetiza de maneira excelente o que chamamos aqui de ciência inspirada: através da música. Na série Symphony of Science (Sinfonia da Ciência), John Boswell musicalizou diversos trechos de palestras de renomados cientistas. O resultado é incrível. Com melodias poderosas, as mensagens apaixonadas de muitos dos mestres aqui mencionados fica gravada na cabeça. Confira Carl Sagan e Stephen Hawking em um fantástico dueto cósmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente