21 de jul. de 2014

Arapiraca terá primeiro curso de Planetários do Brasil em agosto

(Aqui Acontece) Desde os primórdios, o homem tenta entender o universo e olha para o céu, procurando respostas, sempre em busca de conhecimento. Entre os dias 25 e 28 deste mês de agosto, a cidade Arapiraca receberá o primeiro curso de planetários digitais do Brasil.

O evento tratará do manuseio e criação de conteúdo no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, bairro de Zélia Barbosa Rocha, o maior em tecnologia digital do país. As aulas serão ministradas pelo astrofísico espanhol Raul Morales, direcionadas para professores, astrônomos e interessados a conhecer a fundo os recursos do equipamento local.

Segundo Janice Gomes, diretora do Planetário, esta capacitação será um ótimo ensejo para profissionais se aprimorarem ainda mais e para que a ciência esteja cada vez mais aliada à tecnologia na sala de aula.

“Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas”, diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab.

Para que a realização do curso inédito fosse possível, o município de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, colocou à disposição o Planetário e Casa da Ciência (arapiraca.al.gov.br/planetario/), espaço que conta com auditório, hall para exposições, cantina e banheiros, além da cúpula do planetário e ainda colaborou com a organização e logística do curso.

"A cidade recebeu o evento de braços abertos, reafirmando seu pioneirismo e compromisso com a Popularização de Educação e Tecnologia no país”, afirma o diretor da Hiperlab, André Parreira.

Curso
O responsável pelas atividades é o astrofísico espanhol Raul Morales, membro da equipe internacional de desenvolvimento do software de simulação astronômica Nightshade, utilizado nos planetários modelo Digitarium. Ele abordará temas que vão desde a utilização básica do equipamento até a produção de aulas totalmente customizadas, que podem ser aplicadas a turmas dos ensinos Fundamental e Médio.

“Após o curso, os professores estarão aptos a proporcionar aos alunos todo tipo de experiência no interior do Planetário, como observar o céu de algum ponto específico da Terra, viajar pelo tempo, conhecer constelações, planetas e asteroides, ou admirar as estrelas durante o dia através da atmosfera”, avalia André Parreira, que além de diretor do Hiperlab é organizador do curso. Segundo ele, o curso tem como público-alvo professores das redes municipais, estaduais e federais, incluindo professores e pesquisadores universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente