31 de jul. de 2014

Inclusão do Deficiente Visual na Astronomia

Grupo construiu planetário especial com principais estrelas dos dois hemisférios


(UNESP) O Grupo de Amadores de Astronomia de Ilha Solteira “Prof. Mário Schenberg” – GAAIS do Departamento de Física e Química da Unesp naquela cidade tem se dedicado muito para a divulgação dessa ciência fascinante que é a Astronomia e tem também como o objetivo levar mais cultura e conhecimento a população da região.

Com esse objetivo, o grupo, credenciado no CNPQ, vem investindo esforços e conhecimento para que pessoas que apresentam deficiências visuais (DV) possam aprender alguns conceitos sobre o assunto e adquirir uma melhor ideia de como é o céu noturno (inicialmente, já estamos trabalhando em cima do céu diurno), com seus bilhões e bilhões de estrelas e constelações visto por uma pessoa sem deficiência visual.

Para atender essa proposta, um projeto de construção de um planetário especial foi executado por membros do GAAIS e colaboradores. Esse planetário foi dividido em duas partes, ou seja, foram construídos dois hemisférios, o norte e o sul, contendo algumas das principais estrelas (total de 565 estrelas) que formam as constelações austrais, boreais e do zodíaco (total de 72 constelações).

Com a metodologia adotada, espera-se que o DV tenha uma ideia menos abstrata sobre a distribuição das estrelas na abobada celeste, magnitude aparente, localização dos astros entre outros conceitos. Dentro das informações que temos até o momento, essa está sendo uma iniciativa completamente inovadora na região e, possivelmente no país.

“Portanto, está ai uma excelente oportunidade para os DVs vislumbrarem novos horizontes e para nós do GAAIS atender melhor e possibilitar a inclusão do mesmo em mais uma área anteriormente a anos-luz de distância e agora, possivelmente, a alguns passos de todos”, diz Cláudio L. Carvalho, coordenador do GAAIS e professor do Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira.

Informações
carvalho@dfq.feis.unesp.br
(18) 3743-1058

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente