Neste fim de semana, 05 e 06 de julho, o MAST promove ciclo de palestras, observação do céu noturno, sessões do planetário digital e visita orientada pelo campus. Tudo gratuito!
De onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas? E os animais, as rochas e os seres humanos? Qual a origem do Universo? Como tudo começou? Você já ouviu falar na teoria do Big Bang? Neste sábado, dia 05 de julho, às 16h, venha ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e participe do Ciclo de Palestras com Gastão Galvão, pesquisador e doutor em história da ciência. A atividade, que vai acontecer no auditório do prédio sede do Museu, é gratuita e direcionada a jovens e adultos. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Esta palestra busca explicar o desenvolvimento histórico e científico das teorias sobre a origem do universo. Partiremos do universo geocêntrico estático aristotélico e chegaremos ao universo expansionista Einstaniano. Analisaremos as grandes revoluções teóricas e seus autores como: Copérnico, Galileu, Newton, Lemaitre, Ganow e Hubble. Serão discutidos ainda as principais evidências que apóiam a teoria do Big Bang.
Após o debate, a partir das 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa do Museu onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm.
No mês de julho, estarão visíveis os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Na noite do dia 05 para 06 de julho, os habitantes da maioria das capitais das regiões Norte e Centro Oeste verão a Lua passar na frente do planeta Marte, que se encontra na constelação de Virgem. No Rio de Janeiro, veremos a Lua bem próxima do planeta, porém sem ocultá-lo.
No dia seguinte, a Lua passará bem próxima de Saturno, na constelação de Libra. Ao anoitecer de 07 de julho, a “dupla” já estará bem alta no céu do Rio de Janeiro e ficará visível até cerca de 1h30 da madrugada do dia 8 de julho. Apesar das aparências, Lua e Saturno estão bem distantes um do outro. A Lua encontra-se a 385 mil km da Terra enquanto Saturno está a cerca de um bilhão e duzentos mil de km de nós.
As atividades do MAST continuam no domingo, 06 de julho, com as sessões do planetário inflável, às 15h e às 17h, onde o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que são projetadas numa cúpula inflável. E às 16h, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional.
Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro
(21) 3514-5200 | www.mast.br
Horário de funcionamento:
Sábado, 14h às 20h
Domingo, 14h às 18h
Sábado, 05 de julho
Ciclo de palestras
Tema: A Teoria do Big Bang
16h
Observação do céu
17h30 às 20h
Domingo, 06 de julho
Planetário Inflável Digital
15h | 17h
Visita orientada
16h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente